Ícone alego digital Ícone alego digital

Eduardo Prado quer proibir comércio de anticio para animais

28 de Junho de 2021 às 07:27

O deputado Delegado Eduardo Prado (DC) apresentou um projeto de lei que busca proibir a comercialização de medicamentos "anticio" para espécies caninas e felinas em todo o estado. De acordo com a proposta, protocolada pelo n° 5978/21 na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), enquadram-se no rol desses medicamentos todos aqueles que atuam no sistema endócrino do animal com o objeto de inibir o cio. 

O texto garante o fornecimento do medicamento apenas em casos de prescrição por parte de um médico veterinário habilitado. A proibição se estende a estabelecimentos comerciais de produtos animais além de clínicas e hospitais veterinários. 

Ao defender o projeto, o parlamentar argumenta que o uso indiscriminado  de tal medicamento tem sido recorrente. "Além de não ter 100% de eficácia, esses medicamentos aumentam consideravelmente a chance de desenvolvimento de tumores malignos diversos, podendo, inclusive, causar anomalias em filhotes", explica o autor da matéria. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.