Ícone alego digital Ícone alego digital

Coronel Adailton propõe instituir campanha de conscientização sobre doenças raras

14 de Julho de 2021 às 07:21

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), ao retomar suas atividades plenárias, previstas para o dia 3 de agosto, vai deliberar sobre o projeto de lei nº 1518/19, que visa instituir no calendário oficial de eventos do estado de Goiás a Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre Doenças Raras. De autoria do deputado Coronel Adailton (Progressistas), a proposição está em fase de primeira discussão e votação.

Adailton frisa, em sua justificativa, que as doenças raras são qualificadas por uma vasta diversidade de sintomas e sinais, manifestações que, frequentemente, se assemelham a doenças comuns, dificultando, assim, o diagnóstico preciso. “Chamamos de doença rara, também referida como doença órfã, aquela doença que afeta um pequeno número de pessoas quando comparado com a população em geral”, coloca o parlamentar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma doença é considerada rara quando afeta até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos. Com origem genética em cerca de 80% dos casos, elas se manifestam e são diagnosticadas na infância ou até os 15 anos de idade, sendo que 30% das crianças com doenças raras morrerão antes de completar o quinto aniversário.

Estudos indicam que aproximadamente 5% da população goiana (cerca de 300 mil pessoas) apresentam alguma doença rara de origem genética. Goiás tem, por exemplo, o maior número de casos de xeroderma pigmentoso no mundo. A maioria dos afetados por essa doença reside nos municípios de Faina (povoado de Araras) e Matrinchã.

“Em vista do exposto, vê-se a importância da instituição de uma semana de conscientização e orientação da população goiana acerca do tema, objetivando, com isso, a melhoria ao acesso aos serviços de saúde e à informação, de forma a reduzir, consequentemente, a incapacidade causada por essas doenças, bem como contribuir para uma maior qualidade de vida das pessoas com doenças raras e de seus familiares”, salienta Coronel Adailton.

O processo tramitou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde foi relatado pelo deputado Major Araújo (PSL). Depois de aprovado, foi encaminhado à análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Nessa comissão, foi relatado pelo deputado Helio de Sousa (PSDB), que deu parecer favorável. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.