Seção de Assessoramento Temático

Município no Brasil: breve passeio pela história das Constituições

Artigo que relata a temática da autonomia municipal tal como tratada nas constituições brasileiras desde 1824.

Data de Publicação: 01/10/2009 Obrigatoriedade de filiação à Ordem dos Músicos do Brasil: uma polêmica e uma perspectiva

Artigo que comenta a tumultuada relação entre os músicos e a Ordem dos Músicos do Brasil.

Data de Publicação: 01/10/2008 Consultoria Legislativa e Atividade Típica de Estado

Desenvolve-se neste texto reflexão acerca da qualificação, ou não, das atribuições de consultoria legislativa como atividade típica de Estado.

Data de Publicação: 14/08/2013 História do Legislativo

A análise da origem do parlamento no mundo ocidental e sua relação com a realidade política do Brasil em seus diferentes períodos históricos.

Data de Publicação: 12/08/2011 Outorga do Direito do Uso da Água

Trata este estudo sobre o processo para se obter a concessão para o uso da água, poços artesianos e um retrato sobre a situação legal destas questões.

Data de Publicação: 02/06/2008 A competência legislativa municipal de iniciativa parlamentar: potencialidades e desafios

Em abordagem tangencialmente multidisciplinar, desenvolve-se uma análise sobre a competência legislativa municipal de iniciativa parlamentar.

Data de Publicação: 12/08/2011 A Construção Social da Corrupção

Utilizando a micro-sociologia, uma análise acerca da influência da prática social cotidiana comum na formação de uma corrupção em termos macro-sociais.

Data de Publicação: 12/08/2011 Formação de Maioria Parlamentar Via Agir Comunicativo: digressões habermasianas

Analisa-se neste artigo a formação de maioria parlamentar à luz da obra do alemão Jürgen Habermas. Discute-se a formação legítima de maiorias a partir de um processo denominado como "dialógico".

Data de Publicação: 12/08/2011 Origem dos Direitos Humanos

Expõe as bases teóricas que deram ensejo ao aparecimento das liberdades e direitos individuais e coletivos.

Data de Publicação: 12/08/2011 Autonomia Municipal e Competência Legislativa

Trata da questão da autonomia municipal em nosso ordenamento jurídico e analisa o âmbito de atuação legislativa municipal

Data de Publicação: 05/10/2011