Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Diego Sorgotto prevê multa às fornecedoras de energia elétrica que não cumprirem prazos

01 de Junho de 2020 às 09:21

Situação muito comum, inclusive mostrada em reportagens de jornais, rádios e TVs, a demora na execução de serviços por empresas fornecedoras de energia elétrica gera muitas reclamaççoes e prejuízos para o consumidor final. Os números do Procon Goiás confirmam: só em 2019, o órgão de defesa do consumidor recebeu mais de 3.100 reclamações contra a Enel, a concessionária de energia elétrica goiana, parte delas sobre demora na execução de serviços.

Na tentativa de melhorar o atendimento ao usuário, no que se refere ao cumprimento de prazos regulamentares para a execução de solicitações de serviços, o deputado Diego Sorgatto (DEM) está propondo que a fornecedora de energia elétrica seja multada quando esses prazos não forem respeitados. O projeto de lei 2461/20, que já está sendo avaliado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, prevê multas que variam de R$ 40 a R$ 5mil, dependendo do serviço solicitado, se a unidade consumidora está em área urbana ou rural e ainda se ela pertence ao grupo A (alta tensão) ou B (baixa tensão).

Diego Sorgatto justifica a propositura lembrando que as concessionárias têm prazos para realizar os serviços estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta o setor em todo o país, mas que eles nem sempre são cumpridos, o que deixa o cidadão desamparado. Sorgatto diz que “é importante garantir o atendimento das necessidades dos consumidores, preservando a transparência e harmonia nas relações de consumo”. E complementa que negar a prestação do serviço configura prática abusiva e viola o exercício dos direitos sociais e individuais.

O projeto prevê ainda que os valores das multas aplicadas por atrasos em serviços como vistoria, ligação, devolução do pagamento em duplicidade e religação, sejam devolvidos ao consumidor, em forma de crédito na fatura mensal do usuário do serviço.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.