Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego reabre nesta segunda-feira e sessões remotas voltam amanhã

01 de Junho de 2020 às 07:00
Crédito: Maykon Cardoso
Alego reabre nesta segunda-feira e sessões remotas voltam amanhã
Desinfecção e higienização preventiva para combate ao coronavírus
Depois de passar por desinfecção minuciosa durante a última semana, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) retorna às atividades presenciais nesta segunda-feira, 1° de junho, quando alguns servidores, que já vinham atuando, voltam aos seus departamentos para o trabalho. As sessões ordinárias e reuniões de comissões serão retomadas ainda remotamente, ou seja, por videoconferência, amanhã, dia 2. Seguindo todos os protocolos preventivos já estabelecidos durante a pandemia do novo coronavírus, a Diretoria de Saúde da Alego conseguiu, com a Secretaria Estadual de Saúde, testes rápidos para aqueles que apresentarem sintomas da covid-19.

A Assembleia Legislativa voltará a realizar sessões ordinárias remotas nesta terça-feira, 2, no horário regimental. Já o retorno do trabalho presencial se dará nesta segunda-feira, 1°, no período de 8 às 13 horas, segundo informação de Luiz Carlos Moraes, secretário-geral da Presidência. No decorrer da semana passada, os trabalhos foram suspensos para desinfecção do ambiente, mobiliário e equipamentos da Casa. No início da semana, ocorreram duas situações sob suspeita do novo coronavírus (covid-19), uma com a possível contaminação de uma servidora do gabinete do deputado Cláudio Meirelles (PTC), e outra por conta de suspeita de contaminação de quatro familiares do parlamentar Rafael Gouveia (Progressistas). 

A desinfecção foi necessária, porque, mesmo com as sessões remotas, algumas equipes precisam estar presencialmente para dar suporte, como profissionais de Tecnologia da Informação, Diretoria Parlamentar, Assistência ao Plenário, Taquigrafia, Audiofonia, TV Alego e Imprensa da Casa, além da seção de Protocolo. 

Diretor administrativo da Casa, Marco Antônio Ferreira explica que o trabalho de desinfecção realizado nas instalações e mobiliário da Alego, executado por empresa especializada, com produto específico, foi minucioso. A limpeza atingiu maçanetas, portas, paredes e piso, além de mesas, cadeiras e outros itens. Além do plenário, gabinetes e ala da Mesa Diretora, toda a parte administrativa recebeu o produto de limpeza. Na sexta-feira, 29, a sede da Escola do Legislativo também recebeu o tratamento. 

“O produto precisa de um tempo para agir no ambiente, e em seguida, ocorre a limpeza do local”, informou Marco Antônio. 

Ele disse que, ao concluir a desinfecção na parte interna das dependências da sede do Legislativo goiano, seria realizado o trabalho na área externa do prédio, como garagem e calçadas, o que deve ocorrer nesta segunda-feira. 

Em abril, como preparação para retomada das atividades presenciais, no dia 22, a Casa já havia passado por uma sanitização. Servidores essenciais de gabinetes, departamentos e divisões haviam retornado às atividades, no período de 8 às 13 horas, após passarem por triagem realizada com protocolos sanitários, realizada pela equipe da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, com aferição de temperatura dos servidores, aplicação de álcool nas mãos e calçados, além da restrição de visitantes à área interna da Casa. 

Testes rápidos

A fim de monitorar as condições de saúde dos servidores da Alego, em relação à propagação e contágio pela covid-19,  a Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho conseguiu, junto à Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, 1.500 testes rápidos, que poderão ser aplicados em servidores que apresentarem qualquer sintoma da doença. “Seguiremos os critérios técnicos adotados pela Secretaria”, ressalta o médico e diretor de Saúde da Casa, Marcos Antônio Nogueira. “Será feita uma triagem para que os testes sejam aplicados nos casos necessários. Iremos sentar com a equipe para definir a melhor forma”, assinala o médico. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.