Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagem a Iris Rezende

01 de Dezembro de 2020 às 12:10
Crédito: Valdir Araújo
Homenagem a Iris Rezende
Homenagem a Iris Rezende
O prefeito foi homenageado, nesta terça-feira, em sessão especial, pela Alego. Ele recebeu o Certificado de Reconhecimento Público como agradecimento pelo serviços prestados em seus 62 anos de vida pública.

O Legislativo de Goiás promoveu sessão extraordinária especial em homenagem ao 62 anos de vida pública de Iris Rezende (MDB), que se aposenta no final deste ano. A proposição da homenagem e entrega de Certificado de Reconhecimento Público ao atual prefeito de Goiânia foi feita pelo presidente da Casa de Leis, deputado Lissauer Vieira (PSB). A condecoração é uma forma de agradecer ao homenageado pela sua valorosa contribuição para o progresso de Goiás e, em especial, de Goiânia, e teve espaço no plenário Getulino Artiaga, na manhã desta terça-feira, 1º.

Ao subir ao Plenário para discursar em homenagem ao prefeito de Goiânia, Lissauer Vieira afirmou que o momento é de condecoração de “um homem que construiu uma biografia irretocável, cuja trajetória política é exemplo de retidão moral”, ressaltou.

O presidente do Parlamento abordou a trajetória de vida pessoal e profissional do prefeito de Goiânia. “Iris nasceu em 22 de dezembro de 1933, na pequenina cidade de Cristianópolis, no interior de Goiás. Filho de Filostro Machado Carneiro e dona Genoveva, mudou-se com a família para Goiânia em 1949, quando tinha 16 anos. Na capital, o moço de mãos calejadas que veio da roça e trabalhava na olaria do pai logo surpreendeu: tornou-se líder no movimento estudantil e presidiu os grêmios do Colégio Lyceu de Goiânia e da Escola Técnica de Campinas”, destacou.

Trajetória política

O presidente do Legislativo lembrou do entusiasmo de Iris Rezende pela política. “Apaixonado pela política, elegeu-se vereador em Goiânia em 1958, com a maior votação proporcional da história da cidade. Começava aí uma longa caminhada que consagraria Iris como um dos ícones políticos mais expressivos não só de Goiás, mas de todo o Brasil”, disse.

Lissauer prosseguiu ao dizer que em 1962, Iris foi eleito deputado estadual, novamente o mais votado da história até então. Também ocupou a presidência do Legislativo. Em 1965, aos 31 anos, derrotou o ex-governador Juca Ludovico na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Como prefeito, Iris chamou a atenção do Brasil com a implantação dos mutirões que comandava pessoalmente para realizar serviços nos bairros. Modelo trazido do interior goiano e que alcançou destaque mundial.

O presidente da Casa ressaltou o trabalho de Iris como gestor de obras pública. “O jovem gestor se revelava ao país como um ousado tocador de obras: asfaltou os principais bairros de Goiânia, desapropriou lotes, duplicou a avenida Anhanguera, construiu conjuntos habitacionais como vila Redenção, vila União e vila Alvorada, inovou com o Parque Mutirama, entre outras realizações”, citou.

Cassação dos direitos políticos

Lissauer contou que no final do mandato de prefeito, em outubro de 1969, quando desfrutava de alta popularidade e já era lançado para disputar o Palácio das Esmeraldas, Iris foi cassado pela ditadura militar e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos.

“Formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás, Iris não deu o braço a torcer e passou a advogar para os pobres. Fez centenas de júris na Capital e no interior, aproveitando para defender as garantias constitucionais suprimidas pela ditadura e aprimorar uma de suas notáveis virtudes: a oratória”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa.  

Ele destacou que até ser cassado e perder seus direitos políticos, Iris militava no Partido Social Democrata (PSD). “Após o fim do pluripartidarismo, com a criação da Arena e do MDB, foi um dos fundadores do lendário Manda Brasa ao lado de nomes como Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Paulo Brossard e Miguel Arraes, partido que se opunha ao golpe de 1964. Depois, ajudou a fundar o PMDB, hoje de novo MDB, legenda da qual nunca se afastou e sempre foi um fiel militante”, disse Lissauer.

Eleições diretas

“Em 1982, com o restabelecimento das eleições diretas para governador, Iris foi candidato ao governo de Goiás pela oposição e venceu o ex-governador Otávio Lage de Siqueira, da Arena, com dois terços dos votos válidos”, contou Lissauer em seu discurso.

No governo, de acordo com Lissauer, Iris modernizou a administração estadual e realizou obras importantes. “Construiu a vila Mutirão, erguendo mil casas em um único dia. Implantou um grande programa de eletrificação rural e construiu 4 mil quilômetros de rodovias – como a GO-020, de Bela Vista a Pires do Rio, e até Catalão; e a GO-118, interligando as principais cidades do Nordeste goiano.”

“Em 1990, disputou pela segunda vez o governo de Goiás e, mesmo acidentado, venceu a eleição com mais de 57% dos votos válidos. Em 1994, elegeu-se senador da República e foi ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso”, destacou o presidente da Casa de Leis.

Ministério da Agricultura

Lissauer lembrou ainda que, em 1986, Iris assumiu o Ministério da Agricultura no governo José Sarney, quando comandou as chamadas supersafras. “Na época, mesmo em meio a uma grave crise econômica, Iris levou o país a quebrar recordes atrás de recordes de produção de grãos”, enunciou o chefe do Parlamento. 

Executivo de Goiânia

Em 2004, Iris se candidatou à Prefeitura de Goiânia, quando venceu o então prefeito Pedro Wilson (PT). Esse fato também foi lembrado por Lissauer em seu discurso. “A administração com elevada aprovação levou à reeleição em 2008 com 74% dos votos válidos – o maior porcentual de votos da história da capital.”

“Como prefeito de Goiânia, Iris asfaltou todos os bairros que ainda não tinham o benefício, construiu o maior número de moradias, chegando a 30 mil lotes e casas doadas, construiu 21 parques e cerca de 400 praças, construiu as primeiras 20 escolas de tempo integral e 52 Centros Municipais de Educação Infantil. Em sua gestão, Goiânia foi eleita a capital com melhor qualidade de vida do Brasil”, ressaltou ainda.

Em relação à disputa pela Prefeitura de Goiânia em 2016, Lissauer destacou que Iris foi vitorioso e conseguiu na sua gestão maior recuperação financeira já vista na capital. “Somando-se a isso, em plena crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, contabiliza o maior volume de obras em execução no Brasil, com cerca de R$ 1 bilhão em investimentos”.

Ao chegar ao final do mandato de prefeito, “Iris se recusou a concorrer à uma reeleição garantida devido à grandeza de suas realizações no Paço Municipal, anunciando o término de sua brilhante carreira na vida pública após 62 anos de grandes conquistas”, disse.

Ao finalizar seu discurso, Lissauer afirmou que a escolha de Iris foi a de servir o povo goiano com dedicação e trabalho incansável. “O exímio gestor público, o político hábil e conciliador, o pai de família exemplar, o cidadão correto e trabalhador. Todas essas qualidades fazem de Iris a referência maior do patrimônio humano de Goiás. Um homem que, apesar de sua importância e dimensão, jamais deixou de ser humilde e atencioso, sempre solidário e com as mãos estendidas para quem precisa de ajuda”, encerrou.

Sensibilidade política

Ao subir à tribuna do plenário da Casa de Leis para proferir discurso em homenagem ao prefeito de Goiânia, o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) ressaltou a importância da contribuição de Iris Rezende para a política ao afirmar que, “a trajetória política de Iris é uma escola tanto municipal quanto também em nível nacional. É um homem de espírito público aflorado, paixão pelo Estado, práticas republicanas que cada vez mais dignificam a história política de Goiás. É uma escola de um político que sobreviveu a todas as crises e instabilidades em sua carreira. Isso ocorreu por sua postura digna. Poucos homens encerram a sua carreira pública por livre e espontânea vontade”, destacou.

O chefe do Executivo disse que Iris mostrou na prática algo que não tem substituto na política. “Não é apenas ser um bom gestor, é muito mais do que isso. É ter sensibilidade política. O homem só se destaca na política se ele conseguir se aproximar do povo, não existe política de gabinete. Iris localizou o clamor  da população e ouviu esse sentimento”, afirmou.

Caiado salientou que Iris jamais traiu suas convicções, ao contrário, ele se firmou na política nacional. "No período que Iris foi governador e ministro, sempre buscou elevar a política de Goiás ao patamar nacional. Ele deu oportunidade a vários políticos goianos. Isso mostra a paixão de Iris por nosso Estado. A política e Goiás precisa ter representatividade nacional”, ressaltou.

Por fim, Caiado reiterou que Iris rompeu todos os recordes em sua capacidade de gestão e sensibilidade como ser humano. “Também uma capacidade e se emocionar a cada momento sem que a dureza da vida tivesse tirado essa sensibilidade.”

Homenageado

Durante a sessão especial em homenagem a Iris Rezende, foi exibido um vídeo sobre sua história e trajetória. Ao subir à tribuna para discursar e agradecer a homenagem, emocionado, o prefeito destacou a importância da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em sua trajetória política. 

‘‘Eu estava pensando que não ia ter condições de falar devido a grande emoção que estou sentindo no momento. Quero manifestar meu agradecimento por essa homenagem, que me toca profundamente. Tenho por essa Casa um profundo afeto, pois ela foi responsável pela minha formação política. Tive a grande honra de presidir esta Casa de Leis, que agora me oferece essa homenagem com a presença do governador e de todos que compõem a os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário’’, afirmou.

O prefeito ressaltou que a homenagem foi uma grande surpresa e disse que encerra sua carreira política com orgulho. ‘‘Eu entendi desde muito cedo que a minha carreira na política, que se iniciou na Câmara Municipal, era uma missão que Deus queria colocar nas minhas mãos, e assim fui seguindo. Eu saí da roça com 15 anos e vim para Goiânia, estudei e, em certo ponto, entendi que minha vocação era política e fui fazer Direito." 

Iris relembrou que seu pai não o apoiava no início de sua trajetória. Contou que seu pai, ao vê-lo sendo eleito vereador, o fechou em um quarto e disse que vendeu tudo que tinha para vir para a capital e dar uma vida boa para ele e seus irmãos e que seguir a política não era o caminho certo. "Eu só respondi que isso estava nos planos de Deus. Depois de anos, eleito deputado e presidente da Alego, fui candidato a prefeito e nisso meu pai me ofereceu para largar a política novamente. Mas a minha presença na política não é coisa minha, é coisa de Deus, e não obedeci. Eu tive um entendimento desde cedo que estava designado a ficar na política", assinalou Iris Rezende.

O homenageado afirmou, ainda, que está certo que deixará as futuras gerações com um exemplo de dedicação e trabalho. ‘‘Aquele que se entrega à vida pública tem um compromisso muito profundo com o povo. Sofri abusos por parte de alguns poderes e apesar disso tudo não desisti. Eu vi Goiás crescer nacionalmente. Afirmo, com toda certeza, que há muito tempo eu não me emocionava como hoje’’, finalizou. 

Mesa

Além do presidente, a mesa foi composta pelo chefe do Executivo do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM); o presidente do Tribunal de Justiça do estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Walter Carlos Lemes; o prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado (MDB);  o defensor público-geral do estado de Goiás,  Domilson Rabelo da Silva Júnior;  o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Celmar Rech esteve representado pelo conselheiro Sebastião Tejota. Prestigiaram, ainda, a solenidade a filha de Iris Rezende, Ana Paula e o ex-dputado federal de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, filho do ex-deputado federal Jorge Bornhausen. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.