Ícone alego digital Ícone alego digital

Maycllyn Carreiro pleiteia medicamentos gratuitos a sequelados pela covid-19

23 de Setembro de 2021 às 07:17

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de n° 7361/21, de autoria do deputado Maycllyn Carreiro (PRTB), propondo acesso gratuito a medicamentos para pessoas sequeladas pela covid-19. De acordo com o texto assinado pelo parlamentar, a comprovação das sequelas, bem como os medicamentos necessários para tratamento, serão validados perante a apresentação de laudo médico. 

Em justificativa, Carreiro argumenta que a matéria visa assegurar a reabilitação das pessoas por meio do oferecimento gratuito de medicamentos. Ele lembra que entre as complicações maiores do período pós-covid estão doenças que envolvem principalmente os pulmões e rins. 

"Uma vez que o sistema imunológico está mais fragilizado por conta da infecção do novo coronavírus, células inflamatórias podem acometer também os rins, gerando um processo de fibrose nesses órgãos, e em alguns poucos casos pode ocorrer insuficiência renal aguda e até a necessidade de diálise", pontua o parlamentar ao defender a aprovação do texto.

O texto precisará ser aprovado em duas fases de votação em Plenário e, posteriormente, sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.