Ícone alego digital Ícone alego digital

Matéria que estabelece normas para ampliar a transparência nos incentivos fiscais vai à sanção

22 de Dezembro de 2021 às 14:59

Foi aprovada em segunda votação nesta terça-feira, 21, no Legislativo goiano, a proposta nº 9245/21, de autoria do deputado estadual Humberto Aidar (MDB), que busca estabelecer normas suplementares destinadas a promover o controle e a transparência sobre incentivos fiscais concedidos e usufruídos no âmbito do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Goiás. A matéria vai agora para sanção da Governadoria. 

A proposta abrange os programas de incentivos fiscais ou financeiro-fiscais: Fomentar, Produzir e ProGoiás. Além de outras espécies ou programas de incentivos fiscais de ICMS que venham a ser instituídos no estado.

De acordo com o texto da matéria, as pessoas jurídicas que gozarem de incentivos fiscais de ICMS devem encaminhar no mínimo anualmente, ao órgão de fiscalização competente, relatório que realize breve descrição da empresa, seus objetivos, atividades e ramos de atuação e, relativamente ao período objeto de análise, demonstre as espécies, programas e valores de incentivos fiscais por ela usufruídos. Também os respectivos valores arrecadados de ICMS e o número de empregos diretos gerados no mercado local, bem como estimativa dos empregos indiretos com indicação da respectiva metodologia de cálculo.

O texto do projeto também explica que devem ser publicadas em transparência ativa as seguintes informações gerais sobre incentivos fiscais de ICMS de Goiás: notas técnicas e demais estudos relativos à descrição da metodologia utilizada para o cálculo da renúncia de receitas estaduais, desde 2017; valores totais de incentivos fiscais de ICMS fruídos ao longo de determinado período; indicação do número de empregos e volume de arrecadação de ICMS em relação ao mês e exercício; resultados dos trabalhos de fiscalização realizados pelos órgãos competentes do Poder Executivo, inclusive os da Controladoria-Geral do Estado, bem como despachos e decisões exarados pelas autoridades competentes e pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

Além disso, também deverão ser previamente examinadas e aprovadas pela Procuradoria-Geral do Estado as minutas de Termos de Acordo de Regime Especial, Termos de Enquadramento e outros atos e instrumentos congêneres, quando exigidos pela legislação tributária para concessão e fruição de incentivos fiscais, bem como os respectivos instrumentos aditivos.

Humberto Aidar explica que o projeto de lei tem por objetivo ampliar a transparência na questão dos incentivos fiscais de ICMS em Goiás. “Um dos maiores problemas apontados na CPI dos Incentivos Fiscais realizada por esta Casa, da qual fui relator, cujo relatório final foi aprovado na reunião do dia 10 de março de 2020”, explicou.

Ele elucida que, no intuito de anunciar um texto mais abrangente para a matéria, apresentou esse projeto que é oriundo de sugestão apresentada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás (PPGDP/UFG), por intermédio do discente Eduardo Henrique Lolli. Ademais, a construção da proposta contou também com a colaboração dos professores Saulo Pinto de Oliveira Coelho (orientador), Francisco Mata Machado Tavares, Lucas Bevilacqua e Leonardo Buissa Freitas.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.