Ícone alego digital Ícone alego digital

12ª edição do Alego Ativa acontece neste sábado, 18, em Hidrolândia

17 de Dezembro de 2021 às 11:10
Crédito: Carlos Costa
12ª edição do Alego Ativa acontece neste sábado, 18, em Hidrolândia
Alego Ativa
A 12ª edição do programa da Assembleia, a última desse ano, acontece neste sábado, 18, no município da Grande Goiânia, Hidrolândia. A comunidade local receberá, ao longo do dia, diversos serviços de assistência social, oferecidos pela Casa em parceria com 39 instituições públicas e privadas. O evento inicia às 8 horas, na estrutura montada ao lado da prefeitura local. A expectativa é de um evento de sucesso, que terá continuidade no ano de 2022.

A Assembleia Legislativa de Goiás realiza neste sábado, 18, a partir das 8 horas, a 12ª edição do programa itinerante Alego Ativa. O evento acontece no município de Hidrolândia, localizado na região Metropolitana de Goiânia (RMG), a 35 km da Capital, com estrutura na Escola José Amâncio de Sousa Pinto. O local está situado à Avenida Perimetral com a Rua Dirceu de Mendonça, ao lado da Prefeitura Municipal de Hidrolândia.

Em parceria com 39 entidades públicas e privadas, serão ofertados à população da região diversos serviços sociais, de forma gratuita e simplificada, nas áreas jurídica, com emissão de documentos, e de saúde, com atendimentos especializados. Além disso, o Alego Ativa oferece cursos de empreendedorismo, oficinas profissionalizantes, apresentações culturais e atividades de entretenimento para as crianças. Para garantir a diversão, o evento prepara um show cover dos palhaços “Patati e Patatá”. Em clima natalino, a criançada pode contar, ainda, com a entrega de brinquedos, doados pela Prefeitura Municipal.

O Alego Ativa é um programa de iniciativa da Mesa Diretora da 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB). O objetivo é ampliar a representatividade do Parlamento estadual e seu envolvimento com a sociedade. “Sabemos a importância desse projeto para fortalecer a relação do Legislativo goiano com os municípios e com a população, que é a grande beneficiada. São serviços, cursos e atendimentos que fazem a diferença e temos orgulho em poder realizar esse evento junto a grandes parceiros”, pontua.

Lissauer lembra que essa será a última edição do ano e a expectativa é de que seja um evento de sucesso, com muitos atendimentos e grande público.

"Afinal, levamos esse projeto para atender diretamente a população que mais precisa. É o Legislativo indo até os cidadãos através de serviços e oportunidades. Esse é o nosso papel e ficamos felizes em ver que esse projeto tem dado certo e nos surpreendido a cada cidade que passamos. Em Jataí, no mês passado, a adesão foi muito positiva e não tenho dúvida de que em Hidrolândia será da mesma forma”, afirma o presidente da Casa de Leis.

A realização do evento em Hidrolândia atende ao pedido do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), representante do município. Ele destaca a importância do Alego Ativa para os cidadãos goianos. “Ficamos muito felizes com essa oportunidade coordenada pelo presidente Lissauer em fazer esse trabalho da Alego Ativa próximo aos municípios. Sabemos o tanto que as pessoas têm precisado de apoio nos serviços e esse contato com a comunidade permite aproximar e buscar a solução desses problemas.”

Virmondes observa que Hidrolândia é uma cidade muito importante no contexto da Região Metropolitana de Goiânia, e ele se  diz orgulhoso de representá-la na Assembleia Legislativa. "E atendendo a um pedido do prefeito Zé Délio, do vice-prefeito Welington Leandro, e dos vereadores, fizemos a solicitação ao presidente Lissauer Vieira. Agora, só temos a agradecer e apoiar essa atividade tão importante que será realizada neste sábado."

Benefícios 

Assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio (Fecomércio), e idealizador do Alego Ativa, Simeyzon Silveira frisa a importância do programa, lembrando que são vários os benefícios para a comunidade.

"É um evento muito completo, que oferta uma gama de atendimentos gratuitos ao público, em diferentes áreas. Além, ainda, de ser uma oportunidade para ouvir, in loco, as lideranças da região, durante a audiência pública que é realizada”, afirma Simeyzon.

A 12ª edição do Alego Ativa em Hidrolândia marca, ainda, o fechamento do programa no ano de 2021. A perspectiva, segundo Simeyzon, é realizar um evento de final de ano à altura das outras edições, porém com novidades. “Em parceria com a prefeitura do município, vamos fazer a entrega de brinquedos, com um apelo natalino. Outro diferencial é o show com os palhaços Patati e Patatá. Vai ser uma edição bem interessante.” 

O diretor de Assuntos Institucionais da Casa de Leis, Gustavo Sintra, também destaca a relevância do Alego Ativa para os municípios, mediante o apoio dos parceiros envolvidos. Ele acredita que, assim como nas edições anteriores, o último evento do ano será de grande proveito para a comunidade local. “Com certeza, será mais uma excelente edição em serviços, atendimentos e cursos, para trazer benefícios para a população de Hidrolândia e região”, afirma. 

Protocolos Sanitários

O programa itinerante Alego Ativa foi suspenso em março de 2020, em razão da chegada da pandemia de covid-19, e retomada em setembro deste ano no município de Goianira. A partir de então, o evento segue os devidos protocolos sanitários para evitar a disseminação do vírus, como o distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial e álcool em gel. “É importante salientar que, em todas as edições, por todos os municípios em que passamos após a retomada, não houve nenhum problema relacionado ao aumento do número de casos”, destaca o idealizador do projeto, Simeyzon Silveira.

Programação

A ação prevê, em Hidrolândia, a oferta de serviços como: emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, Registro Civil de Nascimento 1ª e 2ª vias, Registro Civil de Casamento (2ª via) e CPF. E, ainda: corte de cabelo, recreação para as crianças e distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado, com o objetivo de preservar o meio ambiente. 

Na área de saúde, a população pode contar com atendimentos de dentista, dermatologista, profilaxia da dengue, acupuntura e auriculoterapia, além da realização de consultas oftalmológicas com a Fundação Banco de Olhos (Fubog). Também é disponibilizada uma unidade móvel do Hemocentro para coleta de sangue, além de consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), negociação de dívidas, atendimento jurídico ao produtor rural, dentre vários outros. A 12ª edição conta, ainda, com uma carreta de panificação do Sesi/Senai.

Além desses serviços, serão ofertados cursos profissionalizantes, com  temáticas como: “Foto e vídeo para aumentar vendas”; “Primeiros socorros”; “Excelência de atendimento ao público”; “Como planejar uma empresa de sucesso”; “Como se tornar empreendedor individual”; “Aspectos tributários no agronegócio e as formas de financiamento privado”; “A arte da Oratória” e “Matemática para o Enem”.

Parceiros

A 12ª edição do Alego Ativa conta com 39 parceiros, dentre eles a Associação Goiana dos Municípios (AGM), Câmara dos Vereadores de Hidrolândia, Prefeitura de Hidrolândia, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

Edições Anteriores

Já foram contemplados com o programa Alego Ativa, desde seu início, em 2019, os seguintes municípios:

1ª Edição - Acreúna (31/5/2019)

2ª Edição - São Simão (29/6/2019)

3ª Edição - Luziânia (31/8/2019)

4ª Edição - Alvorada do Norte (28/9/2019)

5ª Edição - Catalão (19/10/2019)

6ª Edição - Anápolis (30/11/2019)

7ª Edição - Niquelândia (14/12/2019)

8ª Edição - Itapuranga (29/2/2020)

9ª Edição - Goianira (25/9/2021)

10ª Edição - Morrinhos (23/10/2021)

11ª Edição - Jataí (27/11/2021).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.