Deputado Cairo Salim homenageou vereadores de vários municípios goianos na noite dessa terça-feira, 17

18 de Maio de 2022 às 07:10
Crédito: Sérgio Rocha
Dep. Cairo Salim presta homenagem a personalidades de Goiás

O plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou sessão solene extraordinária em homenagem a mais de 70 vereadores de diversos municípios goianos na noite dessa terça-feira, 17. A iniciativa foi do deputado Cairo Salim (PSD).

Os representantes do Legislativo municipal das mais diversas regiões do estado foram condecorados com Certificados do Mérito Legislativo pelos relevantes serviços prestados à população goiana, cada um com forte atuação voltada para beneficiar seus respectivos municípios.

Compuseram a mesa de trabalhos da solenidade, além de Salim, o prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal (PP), e a prefeita de Cristianópolis, Juliana da Farmácia.

O parlamentar afirmou que existe uma falsa expectativa da população com relação àquilo que é competência do vereador. “Os vereadores foram eleitos para legislar e fiscalizar os prefeitos. Porém, sabemos qual é a realidade dos municípios. Na prática, o vereador é psicólogo ou até motorista para trazer o cidadão para a Capital se estiver doente. O vereador resolve qualquer tipo de problema. Muitas vezes, a população não consegue reconhecer, seja por ignorância ou falta de conhecimento, mas, as expectativas são enormes e difíceis de serem alcançadas”, destacou Salim.

O legislador disse, ainda, que, na prática, as pessoas não querem saber o que é competência do vereador, elas querem que o problema delas seja resolvido. “Nosso grande desafio é ensinar a população que voto não tem preço, tem consequência. Não temos que eleger a pessoa mais gente boa, temos que eleger os mais capacitados, que têm mais carinho pela população e conhecem a realidade da cidade. Talvez seja uma pessoa que não tenha cultura universitária, mas que tem as mãos calejadas e conhece o sofrimento do povo.”

Ele explicou que o motivo de homenagear os vereadores nessa noite: é que eles têm as características mais essenciais para desempenhar a função do legislador. “Vocês têm honradez e sabedoria para serem representantes de uma cidade nas câmaras municipais. Deixo meu gabinete à disposição de todos vocês para as demandas que melhoram a qualidade de vida do nosso povo e da nossa gente”, disse Cairo.

Gratidão

A ex-prefeita e presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus de Goiás, vereadora Sivalda Maria do Carmo Fernandes (PSD), afirmou que é uma gratidão e satisfação imensa participar desse momento. “Parabéns, Cairo Salim, por esse olhar humano e compromisso em fazer a diferença. Somos só gratidão.”

Ela recorreu ao filósofo Aristóteles para descrever seu agradecimento pela homenagem recebida. “’A honra não consiste em receber títulos, mas em merecê-los’. Estamos vivendo isso agora. Estamos cheios de gratidão”, destacou Sivalda.

Ao subir à tribuna para falar em nome dos homenageados, o presidente da Câmara Municipal de Porteirão, vereador José Goulart Brasil (PSB), destacou que ser vereador é ter 1.001 utilidades. “Tenho orgulho de representar minha cidade. Saímos todas as semanas em busca de benefícios para nosso povo. A nossa trajetória política não é fácil. Temos que desempenhar funções diversas a todo momento em prol da população.”

O vereador afirmou, ainda, que os assessores de Cairo Salim e o próprio deputado merecem todos os agradecimentos possíveis. “Sempre nos recebem muito bem. Que Deus abençoe cada cidadão presente e que voltem em segurança para suas casas.”

Agência Assembleia de Notícias