Por proposta de Eduardo Prado, empresários recebem homenagem da Alego na celebração dos 86 anos da Acieg

Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou sessão solene na noite dessa quinta-feira, 31 de agosto, em homenagem à Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). Representantes do empresariado goiano foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo e o presidente da entidade, Rubens Fileti, recebeu a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida pela Poder Legislativo goiano.
Uma parte significativa dos grandes geradores de emprego no Estado esteve presente na sessão, que reuniu ainda dirigentes de outras entidades, autoridades públicas e profissionais liberais.
Em seu discurso, Eduardo Prado afirmou que homenagear a Acieg e os que compõem a entidade é motivo de grande orgulho, porque, enquanto foi titular da Delegacia do Consumidor, sempre teve proximidade com a entidade. Além disso, afirmou, os presidentes da associação sempre mantiveram um bom relacionamento de proteção ao consumidor.
Prado ressaltou que a diretoria da entidade nunca se acovardou diante de pautas difíceis. “Vocês representam nosso setor produtivo, nossa indústria, nosso comércio, quem gera emprego. Vocês estão sempre atentos às pautas importantes, vindo aqui na Assembleia, fazendo sugestões de projetos, cobrando dos deputados, do Poder Executivo, dando sugestões em pautas importantes, como a reforma tributária agora.”
O legislador citou momentos difíceis vividos pelos empresários, como a pandemia de covid-19, e lembrou que esteve ao lado do setor em várias demandas, como na reabertura das óticas, que foi motivada por uma ação sua, comprovando que se tratava de uma atividade essencial.
O parlamentar disse que a história empresarial de Goiás é a própria história de lutas e conquistas da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, fundada em 1937. Segundo ele, nesses 86 anos, o pilar de atuação da instituição tem sido a defesa incondicional do empresariado e dos princípios de organização e união para vencer os desafios do setor produtivo. “A Acieg cumpre a sua visão, que é ser uma entidade forte, representativa e indispensável ao setor produtivo.”
Prado justificou a concessão da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a Rubens Fileti por sua condução à frente da entidade, no momento desafiador de crise pandêmica e ainda pela defesa de projetos relevantes para a categoria.
Ao fim do discurso, Eduardo Prado entregou a Comenda a Rubens José Fileti, que em seguida também fez uso da palavra.
Da tribuna, o líder classista disse que se sentia honrado com a homenagem que estava recebendo, mas que a concessão não era só a ele, mas a todos os homenageados, porque a atuação na entidade se faz com a união de todos. De acordo com o presidente, falar da Acieg é motivo de orgulho, porque é uma entidade que vem na construção de Goiânia, ajudando a todo o Estado, tendo colaborado na criação de outras entidades ao longo desses 86 anos.
Ele relembrou dos desafios enfrentados durante a pandemia de covid-19, que teve início logo depois da sua posse como presidente efetivo da Acieg. Fileti relatou que enquanto comemorava a posse, no dia 11 de março, foi convidado para uma reunião emergencial do Comitê de Crise da Covid-19. “Foi um momento especial, a nossa primeira decisão como presidente. (...) Foi o momento de falar para os associados que realmente teríamos muito trabalho à frente da associação.”
E contou que percebeu que a situação era muito séria, quando tanto o governador Ronaldo Caiado como o então prefeito Iris Rezende decidiram não ir à comemoração da Acieg, que contava com cerca de 600 convidados. A partir daí, foram dias e noites de muita preocupação. Meses depois, ele pediu uma reunião com Caiado. Com outros dirigentes, foi ao encontro, quando solicitaram ao governador que as empresas não fossem mais fechadas e, depois de muita interlocução, reuniões e discussões foram atendidos.
“A Acieg é isso, ela não se cansa, ela é persistente, ela é resiliente, ela ouve todo mundo, ela traz a responsabilidade para ela. (...) E isso é de todos os presidentes que passaram por lá. Nós respiramos a esperança daqueles CNPJs [cadastro nacional de pessoa jurídica] que não têm mais esperança, daquelas empresas que não têm mais crédito, daquelas empresas que não sabem o que vão fazer no dia de amanhã”, pontuou.
Na sequência da solenidade, o presidente da Associação Pro-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), José Alves Filho, recebeu o Certificado do Mérito Legislativo, e em seguida discursou em nome dos homenageados.
Alves elogiou a gestão de Rubens Fileti à frente da Acieg, assim como dos presidentes que o antecederam. E disse que a entidade foi fundamental para a criação da Adial Goiás, que inclusive teve sua primeira sede dentro do prédio da associação comercial.
O presidente da Adial criticou o projeto de reforma tributária, que tramita no Congresso Nacional. Ele acredita que a matéria vai trazer consequências negativas para o empresariado e para o desenvolvimento de Goiás.
Em seguida, os outros agraciados com a homenagem também receberam o Certificado do Mérito Legislativo e a solenidade foi encerrada.