André do Premium quer criar espaço acolhedor voltado ao público com autismo
O deputado André do Premium (Avante) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 23905/24, de sua autoria, que incentiva os shopping centers, hipermercados, ginásios poliesportivos, estádios de futebol, rodoviárias e locais de grande circulação de pessoas, no âmbito do Estado de Goiás, a criarem o espaço denominado "Sala do Afeto".
O objetivo da "Sala do Afeto" será acolher crianças, adolescentes e adultos autistas e seus acompanhantes, em momentos de crises de ansiedade e agitação. Como explica o parlamentar na matéria, os espaços deverão obedecer ao protocolo de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), que identifica as diferentes necessidades desse grupo, entendendo o comportamento de cada um, promovendo assim uma maior integração com os demais.
André do Premium defende que a inclusão e o acolhimento de crianças, adolescentes e adultos autistas, bem como de seus acompanhantes nos órgãos públicos e nos estabelecimentos comerciais e esportivos do Estado é de extrema importância.
“Este ambiente acessível e adequado às necessidades específicas das pessoas autistas contribuirá para a melhoria de sua qualidade de vida e bem-estar em sociedade. Os autistas frequentemente enfrentam dificuldades em ambientes com estímulos excessivos, como shopping center, hipermercados e ginásios, o que pode desencadear crises de ansiedade e comportamentos agitados”, escreve o deputado.
À proposta, devido à similaridade do tema, foi apensada a de nº 4418/24, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).