Casa de Leis concede comendas e cidadania goiana em solenidades na segunda-feira
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, na segunda-feira, 2, sessões solenes extraordinárias para a entrega de honrarias a representantes da comunicação, do setor empresarial, da segurança pública e do Poder Judiciário.
A primeira solenidade, no Plenário Iris Rezende Machado, é de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), e terá início às 9 horas. Na ocasião, o parlamentar renderá homenagem a despachantes e investidores imobiliários e investidores.
O despachante imobiliário é o profissional que ajuda no intermédio entre compradores, vendedores e locatários, facilitando todos os aspectos. Dessa forma, ao assumir a responsabilidade de lidar com a papelada e a documentação necessária, o despachante permite que os clientes foquem em outros aspectos da transação, proporcionando tranquilidade e segurança durante todo o processo.
Além disso, o profissional também faz pesquisas minuciosas e contatos com órgãos públicos e cartórios, para garantir que todas as etapas estejam de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis.
No setor imobiliário, os investidores de imóveis são aqueles que compram, vendem, alugam ou administram, com o objetivo de obter lucro. Podem ser tanto pessoas físicas quanto jurídicas, e o objetivo principal destes é se beneficiar com a valorização, seja pelo aumento do valor da venda ou pela geração de receita de aluguéis.
Peixoto ressalta a importância de homenagear esses profissionais que muito contribuem para o desenvolvimento econômico, por meio da geração de renda passiva e construção de patrimônio.
Cidadania e comenda de mérito
Às 19 horas, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) comandará a segunda sessão solene, com a entrega do Título de Cidadania Goiana e da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Confira, a seguir, a lista das futuras pessoas cidadãs goianas:
Ângela Maria da Mota Lima, empresária e fotografa, nasceu em Carolina, Maranhão, em 14 de dezembro de 1968. No ano de 1989, começou sua carreira no Estado de Goiás, teve passagem pelo Diário da Manhã, Jornal Ponto de Vista e Jornal Tribuna do Planalto. Em 2006, fundou, com sua irmã, a Revista Zelo e o Portal Revista Zelo, que se tornou uma referência no mercado editorial goiano.
Henrique Moraes Ziller, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, é formado em comunicação social pelo UniCeub, pós-graduado em marketing pela ESPM e mestre em administração pública pela Universidade de Brasília. Ziller é funcionário de carreira do Governo Federal, no cargo de auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e, desde 2019, exerce a função de secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO).
Ivandir Medeiros da Silva nasceu em 26 de dezembro de 1954 em Ituiutaba, Minas Gerais. Graduada em pedagogia e letras, lecionou para os internos da Vila São Cotolengo, no município de Trindade, Goiás. No ano de 1973, se mudou para a cidade de São Francisco de Goiás, onde lecionou, coordenando e gerindo o Colégio Estadual Antônio Ferreira Rios.
José do Carmo Castro e Silva, nascido em Correntina, Bahia, é administrador de empresas, profissional no setor de turismo, produtor rural e defensor de políticas públicas. Possui graduação em administração pública e administração de empresas pela Faculdade Anhanguera.
Juliano dos Reis Moreira é mineiro de Ituiutaba e nasceu em 13 de janeiro de 1978. É locutor de rádio nacionalmente conhecido. Já trabalhou em veículos, como Rádio Platina, Rádio Interativa e Rádio Positiva, onde esteve durante 13 anos. Atualmente, integra a equipe da Rádio Brahma.
Rosângela da Mota Lima nasceu em Porto Franco, Maranhão, em 18 de março de 1970. Empresária e comunicadora, formou-se em letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem pós-graduação em comunicação e marketing. Trabalhou no Jornal Diário da Manhã e, em 2006, fundou a Revista Zelo.
William Dantas da Silva nasceu no dia 2 de junho de 1977, natural da cidade de Paraíso do Tocantins. Em 1998, iniciou sua caminhada na Ordem dos Frades Menores, no Seminário Regina Minorun, como postulante, na cidade de Anápolis. Após sua ordenação, foi transferido para a cidade de Pires do Rio, e também foi pároco em Porangatu e Goiânia.
Reconhecimento de mérito
Na ocasião, o deputado fará a entrega da Medalha do Mérito Legislativo a dez sargentos da Polícia Militar do Estado de Goiás e ao desembargador Leobino Valente Chaves, em reconhecimento por sua longa e ilustre trajetória no Poder Judiciário goiano, marcada por dedicação, competência e compromisso com a justiça.
A comenda é uma das mais altas honrarias concedidas pela Alego e reconhece personalidades que se destacam por suas contribuições à sociedade goiana.