Integrantes do Projeto Cerrado Vivo são condecorado pelo Parlamento, em sessão promovida por Dr. George Morais
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu na noite dessa segunda-feira, 1º, sessão solene para reconhecer a atuação de bombeiros militares, fazendeiros, brigadistas voluntários e líderes comunitários no enfrentamento aos incêndios e às queimadas que atingem a natureza, destacando a relevância das suas ações dentro do Projeto Cerrado Vivo, conduzido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). Na solenidade, de iniciativa do deputado Dr. George Morais (PDT), foram entregues a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria da Casa, e o Certificado do Mérito Legislativo a dezenas de homenageados.
Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além do parlamentar: a deputada federal Flávia Morais (PDT-GO); o prefeito de Itarumã, Luiz Henrique (MDB); o vice-prefeito de Aragarças, Diogo Rezende Oliveira; e o comandante da operação Cerrado Vivo 2025, comandante do 3° batalhão Bombeiro Militar de Anápolis, tenente-coronel Altieri Oliveira.
Também na mesa a subcomandante do 15° Batalhão de Bombeiros de Trindade, major Regiane; o presidente da Comissão de Prevenção e Combate a Incêndios na Zona Rural do Sindicato Rural de Rio Verde, Vanderlei Secco; o diretor da brigada Aérea Aerotex, Ruy Alberto Textor; o líder ruralista Silvano Rodrigues; o vereador por Cavalcante Roney Cowboy (PDT); o analista ambiental membro da Coordenação Pré-Fogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Costa de Assis; e a líder ruralista Maria Josina dos Santos.
George Morais, ao subir à tribuna, pontuou três palavras que o moveram a realizar a sessão solene: amor, agradecimento e reconhecimento. “Os presentes nesta noite escolheram salvar vidas e palavras não são suficientes para expressar tudo que vocês fizeram em prol do Estado de Goiás. Então, fica aqui meu reconhecimento e gratidão. Muito obrigado, em nome do povo goiano, a todos vocês que escolheram salvar vidas, sejam elas humanas, animais ou vegetais. Vocês fazem a diferença, fico muito feliz em ver várias categorias juntas, envolvidas nesta causa. Hoje é um abraço desta Casa em cada um de vocês”, enalteceu o parlamentar.
A deputada federal Flávia Morais louvou a iniciativa do marido, em realizar a sessão para homenagear verdadeiros heróis do CBM-GO, que colocam suas vidas em risco, apagando incêndios, salvando vidas e preservando a natureza. “Deixo aqui todo meu respeito e admiração a todos os celebrados desta noite. A pauta ambiental é uma pauta de todos nós. Precisamos trabalhá-la de forma consciente e responsável, preservando a colaboração no trabalho, principalmente agora, com as mudanças climáticas”, pontuou.
Dedicação
O tenente-coronel Altieri Oliveira, responsável pela operação Cerrado Vivo 2025, falou da sua satisfação em receber a homenagem, principalmente ao se tratar de bombeiros que combatem incêndios florestais, que, segundo ele, muitas vezes não são reconhecidos ou têm seu trabalho notado. “É um trabalho feito arduamente, por bombeiros militares, prefeituras, sindicatos rurais, Ibama e brigadistas voluntários, todos unidos para salvaguardar o meio ambiente. Em 2025 tivemos mais de 1 milhão de hectares queimados no estado, mas, nos parques estaduais, conseguimos reduzir 86% dessas áreas queimadas. Foram oito parques estaduais, com 24 horas de presença dos bombeiros”, relatou.
O oficial reafirmou a necessidade de se trabalhar a cultura e a educação no estado, em relação a proteção ao meio ambiente e ao fim das queimadas. “Mais de 95% desses incêndios são por causas humanas; é preciso mudar a cultura, trazer a educação e realizar um trabalho de prevenção. Ainda temos muito a evoluir a cada ano que passa. Foram mais 11.800 atendimentos do Corpo de Bombeiros, em 2025, em relação a incêndios florestais. O CBM-GO agradece imensamente a homenagem desta noite. Obrigado Dr. George e deputada Flávia”, finalizou Altieri.
Em seguida, o prefeito de Itarumã, Luiz Henrique de Assis, falou do seu privilégio em poder representar os municípios de pequeno porte do Estado de Goiás, principalmente ao homenagear os Bombeiros Militares. ”Peço aqui aos meus amigos deputados que destinem mais recursos a cidades menores, para podermos criar mais brigadas de incêndios, contribuindo para a preservação ambiental. Deixo aqui meus parabéns a todos os homenageados.
Em tempo, o analista ambiental Eduardo Costa relatou a dificuldade do combate aos incêndios neste ano de 2025, principalmente no norte de Goiás, ao enfrentar condições climáticas extremas. “A modelagem de transição de nuvens no período das queimadas dificultou muito o trabalho, principalmente na área de Minaçu, Alto Paraíso e Cavalcante. Foram ventos constantes, acima de 30 km por hora, de forma tardia. Mas manter nosso Cerrado em pé não tem preço. Foram pessoas muito valorosas que trabalharam este ano. Agradeço mais uma vez a homenagem”, reforçou.
Vanderlei Secco, presidente da Comissão de Prevenção e Combate a Incêndios na Zona Rural do Sindicato Rural de Rio Verde, destacou a importância de homenagear os profissionais que cuidam do meio ambiente e na prevenção de queimadas. “Ano passado, por exemplo, tivemos mais de 180 dias sem chuvas e, infelizmente, ocorrências acontecem. Mas temos um trabalho realizado juntamente com a brigada terrestre e aérea, fomentando a proteção ambiental. Muitas vezes focamos na área queimada, mas ela é insignificante perto da área que os bombeiros preservam, precisamos ser mais atentos nisso.”