Frente a Frente

25 de Setembro de 2013 às 16:18
Simeyzon Silveira e Gracilene Batista debatem sobre escolas em tempo integral, na TV Assembleia. Programa está no ar na emissora.

O programa Frente a Frente, integrado recentemente à grade da TV Assembleia, exibido nesta quarta-feira, 25, às 19 horas, está sendo reprisado na grade da emissora. A atração traz um debate sobre escolas em tempo integral. Mediado pelo jornalista Murilo Santos, o programa, que está em sua terceira edição, tem como debatedores os deputados Simeyzon Silveira (PSC) e Gracilene Batista (PTB).

De acordo com o apresentador do programa, a proposta do Frente a Frente é promover debate entre dois parlamentares, sendo um deputado da base aliada ao Governo e o outro da oposição, sobre temas que influenciam e interferem no cotidiano da sociedade.

Os parlamentares convidados para discutir o tema desta edição tiveram algo em comum: ambos consideraram que projetos de educação relacionados a escolas que disponibilizam ensino em tempo integral devem estar no centro de debate de todos os Poderes de representação política e que o assunto é um dos grandes desafios de novos gestores.

A deputada Gracilene Batista foi categórica ao afirmar que a educação em tempo integral proporciona um melhor proveito do tempo ocioso dos alunos. Para a deputada, a prática de esportes, lazer, acesso à tecnologia, orientação dos estudos e das tarefas, e uma alimentação balanceada, por exemplo, são determinantes para que o tempo dos estudantes seja utilizado da melhor maneira.

Gracilene enfatizou, também, que o ensino em tempo integral refletirá de forma positiva na área social. “A escola em tempo integral soma não só na educação dos jovens, mas contribui na vida de suas famílias”, afirma. A deputada ressaltou que os pais saem para trabalhar com mais tranquilidade, pois seus filhos estarão distantes de riscos sociais, como o uso de drogas.

Simeyzon Silveira destaca a importância do Poder Legislativo em cobrar e fiscalizar os recursos destinados à Educação. “É preciso zelar para que os recursos repassados pelo Governo Federal atinjam o seu objetivo final”, enfatiza. Para o deputado, a nova lei que destina o repasse de 75% dos royalties do petróleo para a Educação traz consigo a expectativa de uma melhora significativa na educação do País.

Simeyzon salienta que o ensino em tempo integral é um ponto fundamental para o desenvolvimento social de Goiás. Diz que é necessária a união de forças entre estudantes, pais, professores e políticos para que o trabalho seja realizado com êxito.

Gracilene Batista afirma que a junção de forças de todos os Poderes, além de necessária, seria determinante para a construção de novas escolas em tempo integral, proporcionando, assim, um amplo benefício social.

O debate entre os deputados poderá ser conferido na íntegra através do canal 8 da Net e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv