Ícone alego digital Ícone alego digital

Discurso do deputado Humberto Aidar

02 de Março de 2015 às 20:30
Discurso proferido pelo deputado Humberto Aidar (PT) durante sessão solene para apresentar a Campanha da Fraternidade. (02.03.15).

Esse já é o nono ano seguido que a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás abre suas portas, e reúne autoridades, religiosos, religiosas, leigos, leigas, imprensa, amigos e amigas, para apresentar a Campanha da Fraternidade da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que a cada ano nos apresenta um tema de fundamental importância para a construção de um mundo melhor.

Tudo começou em 2007, quando o meu amigo e padre Rafael Vieira, então vigário da Comunicação da Arquidiocese de Goiânia, sugeriu a realização dessas sessões. Méritos dele, que me abriu os olhos para a importância de ampliar o relacionamento saudável que existe entre a igreja, as comunidades e o parlamento. E felizmente a Assembleia Legislativa e todos os meus colegas deputados e deputadas e funcionários da Casa sempre incentivaram e apoiaram a realização dessa sessão especial dedicada à Campanha da Fraternidade.                                                           

                                                                                                                                          Aliás, esse debate que realizamos aqui todos os anos repercute e se amplifica em todo o estado, pois aqui estão representantes de todos os cantos de Goiás, que levam para suas comunidades, paróquias, escolas, Câmaras Municipais e outras entidades, os temas brilhantemente apresentados pela CNBB.

 Eu quero dar meu testemunho sobre o serviço social prestado pela Igreja Católica, não só com a Campanha da Fraternidade, mas com diversas ações solidárias em suas mais diversas paróquias e pastorais. A Igreja de Goiânia e de Goiás tem-se mostrado cada vez mais atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana. E em nome do nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Washington Cruz, parabenizo a Igreja Católica por levar adiante com muita luta, afinco e disposição, a palavra que Cristo nos deixou e que virou lema da Campanha da Fraternidade: "Eu vim para servir". A igreja Católica veio para servir.

 

A Campanha da Fraternidade é um espaço privilegiado de debates, convergência de ideias e evangelização, onde a Igreja e a comunidade discutem temas de grande importância, mostrando assim a sua vocação para o diálogo e colaboração com a sociedade, como pede o Concílio Ecumênico Vaticano II.

Neste ano a campanha tem como tema: "Fraternidade: Igreja e Sociedade". E o lema: "Eu vim para servir". Está mais do que evidente que o objetivo da Campanha da Fraternidade é tocar o nosso coração para a prática da solidariedade, da caridade, do amor ao próximo. É unir fé e ação. Aliás, falar em unir fé e ação é cair em redundância, pois não existe fé sem ação, e vice-versa. Uma sociedade só é sociedade quando todos participam do conviver e do decidir e não permitem que uma pessoa seja excluída, abandonada, deixada à margem sofrendo, sem ter uma mão amiga para segurar e se levantar.

A Campanha da Fraternidade deste ano fala de união, parceria, sociedade e igreja de mãos dadas, sendo atuantes, ativas, participativas, consoladoras, amigas, generosas, misericordiosas e, principalmente, propagadoras de amor e solidariedade.

                                             

O Papa Francisco disse, em carta enviada em apoio à Campanha da Fraternidade 2015 no Brasil, citando o evangelista Marcos, que Jesus Cristo não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. E disse mais: quem volta seus olhos a Jesus não pode ser indiferente às necessidades daqueles que estão ao seu redor, pois as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, também são as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo. E lembra muito bem o Papa Francisco que servir, partilhar, ajudar o semelhante não são tarefas exclusivas das instituições. Cada um deve fazer a sua parte, começando pela casa, pelo trabalho, junto das pessoas com quem nos relacionamos. E de modo concreto, diz o Papa que é preciso ajudar aqueles que são mais pobres e necessitados. E para isto, precisamos estar docilmente atentos para ouvir o clamor do pobre e socorrê-lo. Sobretudo sabendo acolher e partilhar com ele um pouco de comida, um lugar na nossa casa, o nosso tempo. E finaliza o Papa em sua carta em apoio à Campanha da Fraternidade: examinemos a consciência sobre o compromisso concreto e efetivo de cada um na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e pacífica. Disse muito bem o Papa Francisco em sua carta. E eu gostaria de destacar algo que o Ele mencionou, e que coincidentemente eu digo com muita frequência em meu programa na Rádio Difusora e nos eventos que participo em igrejas, paróquias e comunidades: cada um deve fazer a sua parte, começando por nossa casa, trabalho, com as pessoas com as quais convivemos. Em 1996, há 18 anos, iniciei na Rádio Difusora o Natal sem Fome, que naquela época foi lançado pelo saudoso Betinho, e que teve apoio na Igreja Católica e em outras denominações também.

 

Hoje, esse projeto chama-se Difusora Contra a Fome, que já visitou 130 paróquias, pastorais, comunidades da Arquidiocese de Goiânia e dioceses do interior. Todas empenhadas em fazer o que sugeriu o Papa: atender o clamor de quem precisa de nossa ajuda. É aquilo que falei anteriormente. A fé unida à ação. De 2011 a 2014, o Difusora Contra a Fome arrecadou 158 toneladas de alimentos, doadas a instituições religiosas parceiras. Um projeto pequenininho, que começou lá em 1996, e foi crescendo, crescendo e hoje não para mais, porque consegue semear por onde passa a semente da solidariedade, do amor ao próximo. E é exatamente isto que a Campanha da Fraternidade deste ano nos incentiva a fazer: a agir, ter atitude, chamar nossa comunidade, nosso sindicato, nossos vizinhos, parentes e amigos na luta contra a fome, a miséria, o abandono e o sofrimento de nossos irmãos e irmãs. Vamos sair desta sessão de hoje com a missão de levar para as nossas comunidades o chamamento que nos foi feito. E como não somos de rejeitar desafios, vamos transformar esse chamamento em ação, gestos solidários e muita vontade em servir nosso semelhante.                                                                                                                                                                                                                                          

Conclamo todos aqui presentes a abraçarem a Campanha da Fraternidade. Divulgá-la por onde passar e, acima de tudo, fazer a sua parte para que ela se concretize através de ações. Porque, conforme disse o Papa Francisco em sua carta que enviou à Igreja Brasileira, "Quando Jesus nos diz: vim para servir, nos ensina aquilo que é a verdadeira identidade do cristão: amar, servindo".  

E para finalizar, quero colocar aqui o meu mandato, a minha voz, o meu serviço à disposição da Igreja de Goiânia, da CNBB, para pôr em prática os frutos que serão gerados em mais uma edição da Campanha da Fraternidade.

 Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.