Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bruno defende acessibilidade em parques para crianças com deficiência

06 de Abril de 2016 às 08:48

A maioria dos brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer no Brasil foi desenvolvida para crianças que não apresentam deficiências físicas. Devido às suas limitações, elas são, em muitos casos, isoladas do ponto de vista social e perdem o direito de brincar, que é resguardado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 

O deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que obriga o Estado a instalar brinquedos adaptados para crianças com deficiências nos parques e áreas de lazer de Goiás. Para Bruno, a garantia de espaços especialmente adaptados tende a cooperar para a socialização das crianças, que hoje passam o tempo em instituições especializadas. “O acesso a esse tipo de entretenimento é importante para a integração das crianças. Além de proteger o direito que elas têm de usufruir desses espaços, é através das brincadeiras que ela inicia o seu processo de autoconhecimento e de vivência com a comunidade”, afirma.

Segundo Bruno Peixoto, a instalação de brinquedos adaptados nos parques e áreas de lazer permitirá que a criança com deficiência desfrute do prazer de brincar com liberdade, em perfeita harmonia com as outras crianças. “O ato de brincar possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.