Lucas Calil defende pacto federativo por Goiânia

25 de Maio de 2016 às 09:00

Convidado como palestrante da 7ª edição do Fórum Goiânia 2020, realizado no último dia 13, no Shopping Bougainville, o deputado estadual. Lucas Calil (PSL) afirmou que é necessária a consolidação de um pacto firmado entre poder público e sociedade para que os problemas da capital comecem a ser solucionados.

"A mensagem que trago hoje é que não adianta o poder público trabalhar se não existir uma sinergia com a sociedade. É necessário um pacto pela cidade, que procure resolver os problemas com novas ideias que sejam a solução de problemas antigos", destacou Lucas Calil.

O deputado disse à plateia presente que, após se tornar parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás, pode perceber que boa parcela dos problemas da cidade são fruto do descompromisso social da própria sociedade.

"Eu trago a esse fórum essa reflexão. Por exemplo, em relação à Segurança Pública, a polícia faz o papel de prender bandidos, mas a população continua comprando peças de carros roubados na Vila Canaã e, consequentemente, alimentando o o mercado ilegal", disse.

O deputado também citou a proliferação do mosquito da dengue como consequência de práticas irresponsáveis e do descuidado dos cidadãos com atitudes básicas de prevenção à doença, como não manter água parada em vasos de plantas e pneus, por exemplo.

Momento político

Durante seu pronunciamento, Lucas Calil falou sobre o momento da política brasileira e agradeceu a presença do público e do interesse em debater soluções criativas para o município.

"O fórum diz que nós queremos uma cidade feliz. Esse desejo não é só Goiânia, o país quer isso. Goiânia sofre muito a cada ano eleitoral. Exploram muito a felicidade do nosso povo, mas na prática, quando alcançam o poder, a gente pode ver que nada é feito de forma pragmática para solucionar os problemas da nossa cidade", pontuou.

Ele criticou o fato de grupos políticos usarem a cidade como trampolim político, através de projetos eleitorais. "Quando chegam à prefeitura, a abandonam para disputar cargos mais altos. Quem sofre as consequência disso é o povo".

Nascido em Goiânia, Lucas destacou o papel da cidade para sua formação como cidadão. "É uma cidade que me deu princípios, valores, que contribuiu muito com minha formação pessoal. Não bastasse tudo isso, essa cidade foi muito importante por me dar também meu mandato de deputado estadual. Além de amar muito Goiânia e de querer uma cidade para além de 2020, eu tenho uma responsabilidade institucional com essa cidade.

Goiânia 2020

O Fórum Goiânia 2020 teve como objetivo propor uma nova visão em relação à forma de gerir a cidade com a valorização da cultura cidadã. A realização é do diretor do Akhenaton Institute e do Grupo Brasil Colombia, do publicitário Marcus Vinícius Queiroz.

A programação englobou também as palestras "Uma nova cultura cidadã", da escritora e ex-secretária de Cultura do Estado de Goiás e de Goiânia, Maria Abadia Silva, e "O ovo da serpente – A corrupção pública compromete a qualidade de vida das cidades", da jurista e Conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), Doris de Miranda Coutinho. Outro destaque foi a palestra do cientista político Alberto Almeida, que falou sobre "A cabeça do eleitor".