Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Aprovado projeto que obriga operadoras de telefonia informar o consumo de dados

17 de Agosto de 2016 às 14:22

Aprovado, em segunda e definitiva votação, pelo plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 727/16 de autoria do deputado Santana Gomes, PSL, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. O projeto obriga as empresas operadoras de telefonia móvel e de transmissão de dados a informar aos consumidores, em tempo real, a quantidade de dados utilizados em cada operação e o saldo disponível.

As empresas podem informar através de mensagem de texto (SMS) ou outro serviço similar. Conforme enumera o projeto, fica a cargo do Procon Estadual ou outro órgão designado pelo Poder Executivo exercer a fiscalização nos termos da lei. 
 
Em sua justificativa Santana Gomes argumenta que a transparência nas relações de consumo é um direito do consumidor, mas que nem sempre é respeitado. De acordo com ele, os consumidores não conseguem ter acesso claro e preciso a cerca dos serviços que por ventura tenham utilizado, bem como ao saldo e tão pouco quanto a forma usada pelas operadoras na cobrança utilizadada dos dados.

O assunto repercutiu bem na imprensa, nesta segunda-feira, 15, Santana Gomes concedeu entrevista ao vivo no estúdio da  TV Metrópole. Na semana passada a TV Brasil Central fez uma reportagem sobre o projeto de lei com entrevista do deputado.
 
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.