Wagner Siqueira assume mandato

Crédito: Y. Maeda
Wagner Siqueira assume mandato
Posse do Deputado Wagner Siqueira
Assembleia empossa Wagner Siqueira como deputado estadual em vaga do PMDB deixada por Adib Elias. A vaga de Ernesto Roller é dúvida, já que o vereador Clécio Alves ainda tem prazo para decidir.

O suplente de deputado Wagner Siqueira (PMDB) tomou posse no mandato em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 3, na sala da Presidência. Eleito suplente com 24.250 votos, Wagner Siqueira assume a vaga deixada por Adib Elias (PMDB), vitorioso para a Prefeitura de Catalão.

Além do presidente Helio de Sousa (PSDB), a solenidade contou com a presença do líder do PMDB na Casa, deputado José Nelto (PMDB), do vice-presidente, deputado Nédio Leite (PSDB), dos ex-deputados José Essado e Wolney Siqueira, pai do parlamentar, além de lideranças políticas e familiares.

Em seu discurso de posse, Wagner afirmou que pretende contribuir para que a Assembleia se torne um exemplo a todo o País, que, em sua opinião, passa por grandes mudanças e exige um novo comportamento, tanto dos cidadãos, como de seus representantes políticos.

Quanto ao seu trabalho na bancada oposionista, o parlamentar disse que pretende ter uma atuação técnica. “Quero formar uma equipe para analisar os projetos e torná-los mais transparentes. Quero apresentar os seus conteúdos para que a população possa avaliar melhor o trabalho dos deputados”, disse.

O presidente Helio de Sousa afirmou que vai ser um orgulho voltar a conviver com o deputado em Plenário. Já o deputado José Nelto ressaltou que o novo deputado vai dar uma grande contribuição para o Parlamento goiano, pois acumula ampla experiência na vida pública, como deputado e ex-presidente da Comurg. José Essado ressaltou que Wagner Siqueira assume o cargo com merecimento, pois teve quase 25 mil votos.

Clécio Alves

Ainda existem dúvidas sobre o substituto do deputado Ernesto Roller (PMDB), novo prefeito de Formosa. O segundo suplente do PMDB, Clécio Alves (18.339 votos) é vereador em Goiânia e foi empossado na Câmara Municipal no último domingo, dia 1º, para um novo mandato. Se optar pela permanência na Câmara Municipal, sua vaga na Assembleia Legislativa será destinada ao terceiro suplente do PMDB, Lívio Luciano (16.620 votos).

A diretoria parlamentar da Casa vai enviar ainda hoje um comunicado para Clécio avisando que ele tem 15 dias para assumir o mandato. O suplente, por sua vez, pode solicitar mais 15 dias para tomar posse, caso seja esta sua decisão.

A deputada Lêda Borges (PSDB), que estava licenciada da Assembleia Legislativa para ocupar a Secretaria Estadual da Cidadania, já comunicou o seu retorno à Casa.

Na base aliada, a renúncia do deputado Zé Antônio (PTB) para assumir a Prefeitura de Itumbiara, no Sul do Estado, garantiu a efetivação do 2º suplente do PSDB, Daniel Messac, que integrou a coligação PSDB/PP/PR/PSD/PTB. Ele já está no exercício do mandato desde o início de dezembro, em razão de renúncia do deputado Valcenôr Braz (PTB) para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

No caso do deputado Renato de Castro, que trocou o PT pelo PMDB antes de se eleger prefeito de Goianésia, o suplente beneficiado foi o ex-deputado Karlos Cabral (15.254 votos), ex-PT e hoje filiado ao PDT, que também já assumiu o mandato em dezembro.