Henrique Arantes aproxima prefeitos das esferas públicas estadual e federal

09 de Fevereiro de 2017 às 10:03

Prefeitos, vereadores, secretários municipais e líderes políticos de 20 municípios goianos da base do deputado Henrique Arantes (PTB) participaram de audiência pública sobre ‘Gestão Eficiente’, promovida pelo próprio parlamentar, na tarde desta terça-feira, 7, na Assembleia Legislativa de Goiás. Na ocasião, o petebista reuniu representantes do Incra, da Conab, do Detran, da Agehab e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que se dividiram em um ciclo de palestras sobre cada instituição.

De acordo com Henrique Arantes o objetivo do evento é orientar os prefeitos e vereadores para que eles conheçam e busquem acessos a programas dos governos Federal e Estadual que estão à disposição dos municípios. O deputado lembrou que desde o fim das eleições de 2016 já carregava a intenção de realizar um encontro que esclarecesse dúvidas e norteasse os novos administradores municipais sobre os caminhos burocráticos estaduais e federais.

“A intenção é apresentar os órgãos públicos para os prefeitos, os programas e convênios que eles realizam com as prefeituras, para que se organizem e levem esses benefícios para sua população e para sua cidade. Nós estamos entrando como um facilitador disso, como intermediário, realizando esta audiência”, contou o deputado Henrique Arantes.

Oportunidade

O deputado ressaltou que o ponto forte da audiência pública foi a aproximação dos entes federativos. Vereadores e prefeitos estiveram frente a frente com diretores de órgãos federais, que mantêm sede em Brasília, no Distrito Federal.

O prefeito de Rialma, Frederico Vidigal (PTB), por exemplo, aproveitou a ocasião e já providenciou meios para buscar recursos e convênios junto ao Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional de Goiás. “Achei extremamente satisfatório participar desse encontro. Quando escutei que havia uma oportunidade de trazer benefícios do Ministério do Trabalho para Rialma, logo aproveitei. Precisamos dessa interlocução”, frisou o prefeito.

Discursos

Dos órgãos estaduais, discursaram o diretor administrativo da Agehab, Fernando Jorge, e o diretor de Operações do Detran, Francisco de Assis Peixoto. Ambos abordaram os programas sociais do Governo de Goiás e como fazer a interligação com as prefeituras.

Das instituições federais, o presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues, explicou a estrutura e a importância do órgão para a União, para os estados e para os municípios e como as prefeituras podem ter acesso às suas atividades. Pelo Incra, o diretor de Ordenamento Fundiário, Rogério Arantes, palestrou sobre as atribuições do órgão federal diante das demandas e necessidades dos municípios.

E por fim, sobre o Ministério do Trabalho, os participantes ouviram dos Secretários Nacionais do MTE, Leonardo José (de Políticas Públicas de Emprego) e Natalino Oldakoski (Economia Solidária) esclarecimentos sobre como o governo federal atua para relativizar programas de incentivo ao trabalho formal e geração de renda. O superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Goiás (SRTE-GO), Degmar Pereira, também presente no evento, se declarou como “o elo de ligação entre as prefeituras e o governo federal”.

Ao finalizar os discursos, o deputado Henrique Arantes demonstrou satisfação com o resultado. “Fiquei contente ao ouvir que alguns de nossos líderes até mesmo já solicitaram recursos e convênios durante a audiência. Esse é o espírito proativo que queria repassar aos prefeitos e é isso o que devemos levar para a população”, pontuou Henrique Arantes.