Ícone alego digital Ícone alego digital

Simeyzon Silveira divulga lançamento do Programa Goiás Solar esta tarde no Palácio do Governo

16 de Fevereiro de 2017 às 15:49

Em discurso no Pequeno Expediente, o deputado Simeyzon Silveira (PSC) divulgou o lançamento do Programa Goiás Solar, que acontece, hoje, às 17 horas no Palácio das Esmeraldas, convidando os parlamentares a prestigiarem o ato. Presidente do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético de Goiás, e da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, o deputado usou a tribuna no Pequeno Expediente desta quinta-feira, 16.

O parlamentar lembrou que trabalhou muito nestes últimos dois anos para a regulamentação da geração da energia fotovoltaica. “Um dos principais incentivos para acontecer a implantação e se criar o ambiente para que estas fontes renováveis se instalem em Goiás, estava justamente a regulamentação específica para estas fontes”, disse.

O Programa do Governo de Goiás, através da Secima (Secretaria de Meio ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos), busca incentivar o consumo e a geração de energia fotovoltaica no Estado, e irá elaborar políticas públicas e adoção de medidas que buscam o desenvolvimento da energia solar em Goiás, valorizando os recursos naturais e o crescimento da economia goiana, desenvolvendo novos negócios, a geração de empregos e o uso de energias renováveis.

“Era necessário que o Governo estadual apresentasse uma série de incentivos e uma série de regulamentações para o setor energético, pois todas estas tinham como base as PCH’s, que é um tipo de geração de energia que tem um tipo de impacto ambiental”, afirmou.

O deputado disse que, para as outras fontes, seja a fotovoltaica ou a biomassa, era necessário um programa de regulamentação específica, e justamente este programa que o Fórum vem discutindo junto com o Governo, a sociedade civil organizada, os grupos que querem implantar as usinas fotovoltaicas em Goiás, a exemplo do que já acontece em São Luis dos Montes Belos.

“Nós precisávamos avançar nesse conceito de energia sustentáveis e renováveis, que já são utilizadas no mundo inteiro com sucesso, e nós temos um grande potencial, porém pouco utilizado. Com esse programa, eu acredito que iremos gerar esse ambiente para que essas fontes se instalem de vez em Goiás, que usinas que desejam produzir equipamentos como placas e equipamentos sejam construídas no Estado”, disse.

O presidente do Fórum Permanente de Energia salientou ainda que não se deve focar apenas na energia solar, mas também na Biomassa, que tem um grande potencial em Goiás.

“Eu não tenho dúvida que é um marco, e que está sendo dado um grande passo pelo Governo, em parceria com o Fórum, que foi um fomentador desse tipo de discussão, e isso nos deixa muito feliz”, concluiu Simeyzon.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.