Programa Goiás Solar

Crédito: Ruber Couto
Programa Goiás Solar
Lançamento do Programa Goiás Solar
Fórum do Setor Energético, criado e comandado por Simeyzon Silveira, contribuiu com o fomento do processo que levou o Governo a desenvolver o programa que vai incentivar a energia fotovoltaica.

O deputado Simeyzon Silveira (PSC) representou a Assembleia Legislativa na cerimônia de lançamento do programa “Goiás Solar”, de iniciativa do Governo estadual, cujo intuito é incentivar a geração e o consumo de energia solar fotovoltaica no Estado. A apresentação foi feita pelo governador Marconi Perillo (PSDB), ao lado de Vilmar Rocha, titular da Secretaria de Meio Ambiente (Secima), pasta que desenvolverá as ações. O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira, 16, no Palácio das Esmeraldas.

Durante o primeiro biênio, enquanto presidente da Comissão de Minas e Energia (CME) da Casa, Simeyzon criou e presidiu o Fórum de Discussão Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético. Segundo Vilmar Rocha, esta plataforma de debates teve fundamental importância para fomentar o processo que levou o Poder Executivo a desenvolver o programa.

Reuniões oficiais realizadas mensalmente e diversos outros encontros, conferências e visitas a municípios do interior respaldaram Simeyzon a trabalhar o fomento de matrizes energéticas renováveis e não degradáveis (em especial por sistema solar fotovoltaico), com objetivo de integrá-las à matriz hidráulica em Goiás. Para isso, ele contou com uma interlocução contínua feita entre representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil.

De acordo com o parlamentar, as articulações feitas no Fórum sempre objetivaram medidas relativas a questões tributárias, de financiamento, desburocratização, infraestrutura, desenvolvimento da cadeia produtiva e educação e conscientização.

O deputado ressaltou, ainda, a satisfação dele em ter podido contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado, já que, em sua perspectiva, a energia elétrica é a mola propulsora para o crescimento de qualquer País. Outro aspecto que, segundo ele, torna a iniciativa ainda mais digna de aplausos, é a abordagem da questão ambiental que ela traz consigo.

O governador disse acreditar no grande potencial de geração de energia elétrica por meio do sistema solar fotovoltaico, já que o Estado é o segundo em incidência de radiação solar no Brasil, perdendo apenas para uma região localizada entre os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco. E o entusiasmo é grande: pretende-se que, em breve, Goiás se torne uma referência nacional para o setor.

De acordo com o presidente Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, são inúmeras as vantagens desse tipo de energia para o consumidor, como a redução de custos. “Com esse tipo de tecnologia é possível reduzir em 80 a 90% os gastos com energia elétrica. E quando a gente pensa nos benefícios de longo prazo, temos também os ambientais, porque é uma tecnologia sustentável. Ela é de baixo impacto, precisa de pouca manutenção, então é sem dor de cabeça para o consumidor final, e é uma forma de você fazer um investimento que te traz economia no futuro”, disse.

Entre as principais ações do Goiás Solar estão a isenção de ICMS para micro e pequenos geradores e consumidores de energia solar, a ampliação e a criação de linhas de crédito exclusivas para financiamento (como o FCO Sol e Goiás Fomento), a simplificação do licenciamento ambiental para instalação de usinas solares, o uso de placas solares nas casas dos programas habitacionais do Estado, o uso de energia solar em prédios públicos e o estímulo à vinda e criação de novos empreendimentos para o Estado.

Os deputados Francisco Jr (PSD), Lêda Borges (PSDB), Lincoln Tejota (PSD) e Daniel Messac (PSDB) também prestigiaram a cerimônia.