Ícone alego digital Ícone alego digital

Governo flexibiliza cálculo para benefício do Comexproduzir em projeto de lei

17 de Fevereiro de 2017 às 14:45

Entre os diversos projetos de lei de autoria do Governo do Estado que começaram a tramitar na Assembleia Legislativa nessa primeira semana de trabalhos está o de nº 15/17. Ele flexibiliza o cálculo da preponderância da atividade que dá direito à fruição do benefício Comexproduzir, de modo a não prejudicar as empresas participantes.

Explica a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) que de 2002 ao final 2013 o cálculo da preponderância da atividade de comércio exterior para fruição do benefício era feito a partir da média dos últimos três meses. Esta deveria alcançar, no mínimo, 95% da média do valor total das entradas de mercadorias para que o benefício fosse concedido.

Com a edição da Lei nº 18.291/13, promulgada em 30 de dezembro daquele ano, a média passou a ser calculada utilizando as operações dos últimos 12 meses, o que pode ter prejudicado diversas instituições que já contavam com o benefício ao levarem em conta o método de cálculo anterior.

Como uma maneira de realizar a mudança gradativamente a Governadoria propõe então que o contribuinte seja autorizado a excluir da base de cálculo da preponderância os meses, entre 31 de dezembro de 2013 e 30 de novembro de 2014, em que as metas sejam inferiores a 95%.

Por tramitar em regime de urgência a matéria foi encaminhada à Comissão Mista para análise. Uma vez aprovada na comissão ela será imediatamente encaminhada ao Plenário, onde passará por duas apreciações. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.