Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão desta terça-feira votará projeto sobre fim do horário de verão no Estado

21 de Fevereiro de 2017 às 11:29
Crédito: Marcos Kennedy
Sessão desta terça-feira votará projeto sobre fim do horário de verão no Estado
Sessão Ordinária
O Plenário da Assembleia volta a se reunir nesta terça-feira, 21, às 15 horas, para votar projetos que estão na pauta. Os parlamentares vão apreciar 11 relatórios com pareceres contrários da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e dois projetos de deputados que estão em fase de segunda votação. Um deles, do deputado Luis Cesar Bueno, propõe o fim do horário de verão em Goiás.

A pauta prévia da sessão ordinária desta terça-feira, 21, traz apenas dois projetos de autoria parlamentar para apreciação no Plenário. Outras 11 matérias se encontram com parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e esses relatórios também serão apreciados pelos deputados.

Em fase de segunda discussão e votação, o Projeto de Lei n° 3489/16 de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT), trata sobre a extinção do horário de verão no Estado de Goiás. O parlamentar destaca que, não restam dúvidas que a medida de fato reduz o gasto com a energia durante os meses em que o horário especial vigora. No entanto, deve-se analisar os custos para a população brasileira e se os sacrifícios impostos compensam os benefícios na economia gerada ao setor elétrico.

O petista ressalta que, primeiramente, ter em mente que os benefícios advindos da instituição anual do horário de verão não são tão grandes, no Brasil, se comparados com as vantagens obtidas pelos países localizados em regiões de grandes latitudes. Nessas áreas, a variação da duração dos dias e noites é bastante significativa ao longo do ano, fato que justifica a adoção do horário de verão.

Se é fato que o País economiza energia, não se pode negar igualmente que nossa população paga um preço por isso. Ao adiantar em uma hora o relógio, as pessoas passam a levantar mais cedo, sofrendo no próprio corpo as consequências que isso acarreta, com sonolência, fadiga, dores de cabeça, falta de concentração e irritabilidade. Mesmo que o organismo humano adapte-se a essas alterações em poucos dias, não podemos esquecer que algumas pessoas exercem atividades que requerem concentração, como a direção de veículos e trabalho em condições de risco. Ademais, ao menos no período de adaptação, há considerável redução na produtividade de todos. 

Por fim, o deputado salienta que esses motivos são suficientes para que a maior parte da população brasileira abomine o horário de verão. Com exceção do setor turístico e de ínfima parcela dos brasileiros que aproveita as horas de luminosidade a mais no dia para o lazer, todos os demais brasileiros sentem-se incomodados e desconfortáveis quando entra em vigor o horário de verão.

Confira aqui a pauta desta terça-feira, 21, https://portal.al.go.leg.br/agenda/pauta/data/21022017

A Sessão ordinária está marcada para às 15:00 horas no Plenário Getulino Artiaga.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.