Karlos Cabral sugere mudanças no cadastro de desaparecidos

23 de Fevereiro de 2017 às 10:30

A proposta foi apresentada pelo deputado Karlos Cabral (PDT) durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 22. O projeto de Lei sugere um banco de informações públicas disponibilizados no Cadastro de Pessoas Desaparecidas, de livre acesso por meio da rede mundial de computadores, que contará com informações genéticas e não genéticas das pessoas desaparecidas e/ou não identificadas e de seus familiares, visando à investigação, análise e identificação por meio das informações do código genético contidas no DNA (ácido desoxirribonucleico).

O deputado também quer que o Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle da Secretaria da Segurança Pública melhore o Sistema de Comunicação e Cadastro de Pessoas Desaparecidas em Goiás.

Outra medida prevista no PL “Ana Clara” é que nos casos de desaparecimento de crianças e adolescentes, a investigação e a busca serão realizadas imediatamente.

Atualmente o Estado de Goiás está entre os estados brasileiros com o maior número de vítimas de tráfico de pessoas, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Hoje, a busca das pessoas desaparecidas tem sido, em muitos casos, repassada aos parentes, familiares e amigos. Em piores situações ficam aquelas famílias que, enquadradas em faixas de menor poder aquisitivo, e por isso mesmo, menor capacidade de mobilização, acabam por sofrer mais, em decorrência dessa limitação natural”, afirmou Karlos Cabral.