Governador anuncia, oficialmente, Ricardo Balestreri como secretário de Segurança do Estado

24 de Fevereiro de 2017 às 13:06

O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 24, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para anunciar o nome do novo titular da Secretaria de Segurança e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Brisolla Balestreri. Ele assumirá a pasta sucedendo o coronel da Polícia Militar, Edson Costa Araújo.

Ricardo Balestreri é ex-secretário nacional de Segurança Nacional, foi presidente da seção brasileira da Anistia Internacional e participou do grupo que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Para o governador, Balestreri é um profissional altamente qualificado e apto para ocupar o cargo. “Trata-se de profissional altamente qualificado e respeitado em todo o País. Estou seguro que os trabalhos em segurança pública em Goiás vão continuar e mais que isso, vão se qualificar cada vez mais nas mãos de Balestreri”, afirmou.

O vice-governador de Goiás e Secretário de Segurança Pública, José Eliton, durante a coletiva, aproveitou para parabenizar o governador do Estado pela escolha. “Com muita alegria passo essa delegação a Balestreri. Conhecemos sua atuação há mais de 28 anos com políticas de segurança nacional. É extremamente capacitado e todos os programas que desenvolveu promoveram a diminuição do índice de violência no país”, afirmou.

José Eliton contou que durante as reuniões com o novo secretário da SSPAP, pôde observar várias opiniões semelhantes para a administração da segurança do Estado. “São várias as questões semelhantes. O foco na inteligência, na integração e, principalmente, na capacitação das forças policiais vai continuar com a administração de Balestreri, proporcionando uma queda acentuada e constante dos indicadores de criminalidade em todo o Estado”.

A posse de Ricardo Balestreri acontecerá na próxima quarta-feira, 1º. Ele assumirá a pasta sucedendo o coronel da Polícia Militar, Edson Costa Araújo, que substituiu o vice-governador José Eliton em dezembro do ano passado.

Em sua fala, o novo secretário aproveitou para enfatizar o trabalho feito pelo Coronel Edson Costa durante os últimos meses. “Edson é um dos grandes estruturadores dos programas de Segurança Pública Nacional. É um prazer o substituir e trazer seguimento aos seus trabalhos, juntamente aos trabalhos realizados sob o comando do vice-governador do Estado, José Eliton”, ressaltou.

Quando questionado sobre a crise na segurança pública no país, o novo secretário enfatizou que se não houver melhora na Segurança Pública nacional, o país jamais se desenvolverá. “O Brasil é um país rico, falta administração competente na segurança pública. O país hoje sofre um grande período de crise e todos os indicativos e pesquisas internacionais apontam que não tem como desenvolver um país sem segurança pública”, disse.

Completou exemplificando que “se não há segurança pública, o posto de saúde não abre, os funcionários tem medo. Assim também é com escolas. Há exemplos em todo o Brasil de escolas que fecham por motivos de medo da violência, professores que não vão dar aula por medo”.

Balestreri confessa que o grande desafio que sempre teve junto ao Governo Federal foi convencê-los a dar a devida importância às questões da Segurança Pública. “Minha luta quando atuei no Governo Federal era convencer o Governo a dar a devida relevância as assuntos ligados a situação da segurança nacional”, conta.

Ricardo Balestreri afirma que existe solução. “A solução para os problemas de segurança do país é a administração científica. É isso que reduz o crime no Brasil e no mundo. Agir de forma racional”. O principal desafio para a segurança pública no Estado de Goiás, segundo ele, é a diminuição de homicídios e redução de furtos e roubos. Ele acredita que as punições devem ser duras, mas aqueles que podem se recuperar do mundo do crime, devem ser ajudados.

“Precisamos ser duros e rigorosos com quem traz danos à sociedade, porém devemos ser éticos e racionais. Toda vez que prendemos pessoas e nos vingamos delas, precisamos lembrar que um dia elas vão voltar a conviver em sociedade. É claro que existem criminosos que nunca vão melhorar, porém, há aqueles que com devida assistência, conseguem vencer o crime”.

Direitos Humanos e Polícia: Perfil Balestreri

Natural do Rio Grande do Sul, nos últimos anos conheceu experiências educativas e policiais na Holanda, nos Estados Unidos, Portugal, Noruega, Inglaterra, Suécia, Costa Rica, Peru e Colômbia.

Ex-presidente da seção brasileira da Ansitia Internacional, Balestreri tem diversos livros sobre polícia e direitos humanos.

Trabalhou por três anos como diretor de Ensino e Pesquisa da secretaria da Senasp. Foi responsável pela criação da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) – que oferece 82 cursos de pós-graduação para mais de 5 mil policiais e cursos à distância para outros 126 mil.

O novo secretário ainda participa de atividades na área de Direitos Humanos como integrante dos comitês nacionais de Educação em Direitos Humanos e Prevenção à Tortura no Brasil.