Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Audiência Pública discute semana estadual dos contadores de histórias

17 de Março de 2017 às 15:48

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realiza na próxima segunda-feira, 20, a “Audiência Pública pela Criação da Semana Estadual dos Contadores de Histórias”, a partir das 15 horas e uma “Mini Maratona de Contação de Histórias”, com início a partir das 9 horas.

A iniciativa é do deputado estadual Luis Cesar Bueno, autor do projeto de lei que pretende instituir a semana em homenagem aos contadores no calendário oficial de eventos educativos-culturais do Estado, em parceria com os grupos Ciranda dos Contos e Gwaya Contadores de Histórias.

Aproveitando a data como Dia Internacional do Contador de Histórias, o evento tem como objetivo discutir a instituição de uma semana voltada para atividades que homenageiam o papel destes profissionais no âmbito estadual e de levar ao público e transeuntes a experiência de ter contato com esse tipo de atividade.

A audiência será conduzida pelos contadores de histórias Shirlene Álvares, Edvânia Braz, Emilson Pereira, Alexandre Rocha e pelo deputado Luis Cesar Bueno. Já a mini maratona tem como atividade prevista uma roda de leitura de contos, fábulas, entre outras, para todas as idades, além de contar com a participação de crianças e mulheres abrigadas no CEVAM e alunos da rede municipal de educação.

 

Projeto

Prevista para acontecer anualmente durante a terceira semana do mês de março, a semana tem como finalidade disseminar informações sobre o patrimônio cultural brasileiro imaterial através de ações que valorizem o ofício de contador de histórias e que estimulem o hábito da leitura.

Além disso, traz como objetivo a compreensão das diversas formas de manifestações culturais e a motivação para o estímulo do debate em torno de ações na área da cultura.

O parlamentar justifica que “o acesso aos bens culturais é um direito de cidadania e de fator essencial na vida de todo ser humano. Por sua própria condição humana, homem e mulher são produtores de cultura. E a todos deve ser garantida a fruição do patrimônio cultural historicamente construído”.

O projeto passou pela primeira fase de votação pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e agora segue para apreciação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Serviços

Assunto: Audiência Pública em prol da criação da Semana Estadual dos Contadores de Histórias e a Mini Maratona de Contação de Histórias

Data: 20/03/2017

Local: Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Horário: Início às 9 horas (Mini Maratona de Contação de Histórias) 15 horas (Audiência Pública)

Informações: 3221-3007 (Gabinete deputado Luis Cesar Bueno)

 
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.