Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Diego Sorgatto diz não a violência obstétrica

20 de Março de 2017 às 10:18

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei do deputado Diego Sorgatto (PSB) estabelecendo um conjunto de normas para a implantação de medidas de informação à gestante e parturiente sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal. Sua preocupação é basicamente voltada à proteção destas contra a possível ocorrência de violência obstétrica no estado de Goiás.

Para o deputado o parto e o nascimento de um filho são eventos marcantes na vida de uma mulher e que muitas vezes são relembrados como uma experiência traumática na qual a mulher se sentiu agredida, desrespeitada e violentada por aqueles que deveriam estar lhe prestando assistência.

Esse tipo de violência se configura quando a gestante ou a parturiente sofrem ofensa verbal, descaso, tratamentos rudes, são vítimas de piadinhas e comentários maldosos e discriminatórios, ou seja, toda humilhação intencional e todo tipo de atitude torpe que acontece todos os dias. 

Outros relatos frequentemente incluem: comentários agressivos, xingamentos, ameaças, discriminação racial e socioeconômica, exames de toque abusivos, agressão física e tortura psicológica.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.