Qualidade em Atendimento ao Público por Telefone foi tema de curso ministrado hoje na Casa

20 de Março de 2017 às 17:06
Crédito: SERGIO ROCHA
Atendimento ao Público por Telefone

A Escola do Legislativo realizou, hoje, o curso sobre “Qualidade em Atendimento ao Público por Telefone”.  O treinamento aconteceu nos períodos: matutino e vespertino. O evento teve parceria com a Secretaria de Recursos Humanos e Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da Alego.

O objetivo foi proporcionar aos participantes conhecimento e ferramentas que contribuíssem para melhoria de suas habilidades e competências no atendimento ao público. O curso também será ministrado no dia 24, sexta-feira. Ao todo, cem servidores estão matriculados em quatro turmas.

O tema “Atendimento ao Público por Telefone” foi ministrado pela professora Évelin Cândido Ferreira, graduada em Fonoaudiologia pela PUC-GO, pós-graduada em Distúrbio da Comunicação pela Universidade de Franca (SP); em Psicanálise e Inteligência Multifocal pela Uni-Evangélica; e Políticas Públicas, pela Faculdade Albert Einstein. É servidora efetiva da Seção de Serviços Médicos da Alego.

De acordo com Évelin, o ritmo da fala é uma questão que precisa ser observada.  “ As vezes as pessoas falam muito rápido ou tem um problema de dicção, e isso é individual. O treinamento teve a finalidade de despertar esta curiosidade e ver como a clareza é importante para uma boa fala”, explica.

Ela abordou os seguintes itens: a relevância do bom atendimento; orientações para uma boa comunicação; dicas para o bom atendimento ao telefone e recebimento de pessoas; a conduta adequada no ambiente de trabalho; e ética profissional, além das orientações finais.

O servidor da Procuradoria Geral, Jair Pereira, avaliou positivamente o curso ministrado. “O treinamento superou as minhas expectativas. Eu faço o trabalho de atendimento ao cliente por telefone ou pessoalmente. O curso foi relevante para aprimorarmos as técnicas de atendimento ao público”, ressalta.

A segunda palestra foi ministrada pelo servidor efetivo da Diretoria de TI da Alego, Marcos Rogério de Lima Brito. Ele é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Direito pela PUC/GO; é pós-graduado em Comunicação de Dados e Telecomunicações pela Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Desenvolvimento Gerencial (FATESGO).

Marcos Rogério apresentou o novo sistema telefônico (VOIP), demostrou os modelos de aparelhos telefônicos, orientou sobre como realizar transferência e conferência, criação de agenda, busca por ramal, ligação externas para celular, simulação com utilização dos aparelhos.  “ Agora, todos os aparelhos são digitais, antes nós tínhamos aparelhos digitais e analógicos. Com esta mudança poderemos observar as melhorias que o novo sistema trás para a Casa de Leis, como por exemplo, videoconferência e audioconferência”, concluiu.

O curso foi ministrado na sala 1 da Escola do Legislativo.