Ícone alego digital Ícone alego digital

Ação Parlamentar

24 de Março de 2017 às 18:33
Crédito: Carlos Costa
Ação Parlamentar
Programa Ação parlamentar Dep. Lincoln Tejota
Lincoln Tejota é o entrevistado da jornalista Luciana Martins no programa da TV Assembleia. Ele fala de seus projetos para a área da saúde, a bandeira que têm mais defendido nos últimos anos.

O deputado Lincoln Tejota (PSD) é o entrevistado da jornalista Luciana Martins no programa Ação Parlamentar. Tejota fala sobre seus projetos de leis voltados para a área da saúde que segundo ele, é a bandeira que têm mais lutado nesses últimos anos.

De acordo com o parlamentar, que é defensor das Organizações Sociais na Saúde (OS), destaca que desde quando foram implantadas no Estado, houve uma melhora considerável na área da saúde. “O Hospital de Doenças Tropicais ficou cerca de 8 anos com interdição clínica, era mais seguro o paciente estar fora do hospital do que dentro devido ao forte risco de infecção. Quem pode constatar essas melhoras são os próprios usuários dessas unidades de saúde”, afirmou o deputado.

Tejota destaca que há ainda muita coisa para ser feita, no entanto, com o passar desses anos pode ser constatado que as OS estão dando certo. “O Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), praticamente dobrou o seu número de leitos. O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (HUAPA), tinha uma área totalmente interditada quando ainda não era gerido por OS, centro cirúrgico não funcionando, entre outras coisas. Hoje o hospital funciona quase que em sua totalidade”, enfatiza.

Em relação as avaliações desses hospitais, Lincoln destaca que todos estão com no mínimo 90% de aprovação pelos usuários. Segundo ele, os deputados de oposição que tanto criticam o sistema gerido por OS, precisam começar a visitar essas unidades hospitalares. “Essas organizações tem contratos a serem cumpridos. Caso esse nível de satisfação diminua, o atendimento a pacientes seja menor, os contratos serão retirados imediatamente”, frisa.

Projetos de sua autoria

No segundo bloco do programa, Lincoln falou sobre os projetos de lei de sua autoria que tramitam na Casa. Dentre eles, n° 1084/16 que torna obrigatório o cumprimento de ordem da inscrição e a divulgação da listagem dos pacientes que aguardam cirurgia na rede pública hospitalar do Estado de Goiás. A matéria já foi aprovada na Casa de Leis.

Lincoln também ressaltou a matéria de sua autoria que institui obrigatoriedade dos hospitais, casas de saúde, prontos-socorros, ambulatórios e demais unidades de atendimento à saúde, de afixarem em local visível, informações sobre os médicos plantonistas e escalas de plantões disponíveis nessas unidades. “O paciente não é obrigado a ficar esperando horas para ser atendido, é preciso saber quando e quem vai atendê-lo assim que ele adentrar a unidade hospitalar, o acesso a saúde é universal”, afirma.  

Por fim, o parlamentar afirma que nesses próximos dois anos podem esperar muito empenho e trabalho da parte dele. Tejota que obteve cerca de 45 mil votos em mais de 230 municípios goianos, destaca que foi eleito para representar o anseio da população por dias melhores, enfatizando que é preciso lutar não somente por uma saúde melhor, mas, por mais empregos, segurança e qualidade de vida para o cidadão goiano.

A íntegra da entrevista já está no ar, dentro da programação da TV Assembleia pelo canal 8 da Net ou acessando o seguinte link:  https://site.al.go.leg.br/midia/tv. Lembrando que a transmissão também está ocorrendo em canal aberto (61.2) desde o fim do ano passado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.