Ícone alego digital Ícone alego digital

Explorador Sergio Vahia lança livro "Da Mata Atlântica ao Xingu” na Alego

23 de Março de 2017 às 09:04
Crédito: Y. Maeda
 Explorador Sergio Vahia lança livro "Da Mata Atlântica ao Xingu” na Alego
Lançamento do livro Da Mata Atlântica ao Xingú

O explorador Sergio Vahia de Abreu lançou o livro “Da Mata Atlântica ao Xingu – um integrante da Marcha para o Oeste” na noite dessa quarta-feira, 22, no hall de entrada da Assembleia Legislativa, em sessão de autógrafo. "A Assembleia Legislativa é um lugar muito importante do Estado. Achei importante laçar o livro aqui porque tem uma parte da história de Goiás, do Goiás antigo, quando ainda era tudo mato,"afirmou o autor.

O livro, narrado em primeira pessoa, é uma produção independente editada pela Contato Comunicação e conta as aventuras do autor pela Mata Atlântica e seu contato com a exuberância do Xingu. Vahia detalha ainda seus contatos com tribos indígenas selvagens, sua participação na construção de uma estrada em Mato Grosso e sua contribuição na administração da pequena e promissora cidade de Aragarças (GO), além da trajetória e de sua participação da expedição de marcação do Centro Geográfico do Brasil, em 1958.

"Esse livro é importante porque conta muito de Goiás antigo, quando o Brasil acabava em Uberlandia. As estradas que tinham para o Oeste eram feitas com picaretas. Meu pai era médico da expedição Roncador ao Xingu quando eu era menino e eu acabei tomando amor por explorar os lugares novos. O livro tem muitas fotografias e conta histórias de onça, de índio bravo, de como construí estrada sem nem ter o segundo grau completo", contou Sérgio.

O autor falou, também, como comandou e pagou em 2008 uma nova expedição ao Centro Geográfico do Brasil, expedição que deu origem ao documentário "No coração do Brasil". Lembrou que ele pagou toda a expedição e chamou Raoni (cacique xavante) para refazer o trajeto com ele. "Tem foto, no livro, que mostra essa expedição."

Sérgio Vahia conta as aventuras de sua vida desde o contato com Mata Atlântica quando era menino, até sua love story, assim intitulado capitulo do livro, em que conta sua história com a esposa, Tereza, com quem foi casado por mais de 60 anos.

"Nào tenho nenhuma pretensão com esse livro. Meus amigos me convenceram de escrever sobre as expedições porque disseram que era uma parte da história do Brasil, eu fui escrevendo e acabou se tornando uma autobiografia. Tudo que está aí é verdade", enfatizou Sergio.  

O autor

Sérgio Vahia de Abreu, de 82 anos, nasceu no Rio de Janeiro. Filho de Darcílio Vahia de Abreu, que foi médico da Expedição Roncador Xingu, comandada pelos irmãos sertanistas Orlando e Cláudio Vilas Boas nos anos de 1940.

O autor participou  da expedição de marcação do Centro Geográfico do Brasil, no ano de 1958. Já em 2008 ele financiou e realizou expedição semelhante que contou com a presença do cacique Raoni e do britânico Adrian Cowell. A expedição de remarcação foi retratada no documentário “Coração do Brasil”, produzido pela DSS Produções (SP), sendo premiado em vários festivais de vídeos.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.