Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Opinião

23 de Março de 2017 às 12:16
Crédito:
Programa Opinião
Deputado Lissauer Vieira debate com especialistas a Operação Carne Fraca e as consequências da crise para o mercado de carne no país e em especial em Goiás. O programa está em exibição na TV Assembleia.

O Programa Opinião, que vai ao ar na noite desta quinta-feira, 23, tem como tema, a crise da carne, e os efeitos da Operação Carne Fraca, em Goiás e em todo o país. O programa contou com a presença do Deputado Lissauer Vieira (PSB), que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Casa, do economista Danilo Orsida, e do presidente do Sindcarne e Zootecnista, Leandro Stival.

Todos os convidados foram unânimes em dizer que a operação realizada pela Polícia Federal é justificável, porém a cobertura midiática feita do caso foi sensacionalista e exagerada. “Há ilegalidades em alguns setores pontuais, e onde for detectado casos desse tipo deverá haver punição aos responsáveis com toda certeza, porém, o problema em alguns casos separados não pode afetar todo um setor, que diga-se de passagem é de grande importância para economia geral”, ressaltou Leandro Stival.

A grande preocupação dos especialistas presentes são as consequências que esta operação poderá causar no setor primário e nas importações. A participação brasileira no comércio internacional  é grande, com destaque para a produção de carne bovina, suína e de frango, e o prejuízo, segundo o economista Danilo Orsida pode chegar à casa dos bilhões. “O centro-oeste e o sul com certeza serão as regiões mais afetadas, faltou um pouco de razoabilidade na investigação. Todo o mercado foi colocado em xeque, a cadeia produtiva não pode pagar pela irresponsabilidade de alguns. Este cenário de crise aumentou o poder de barganha do mercado, o setor está desvalorizado, vai demorar algum tempo para o mesmo se livrar dessa imagem ruim", comentou o economista.

O deputado Lissauer Vieira lembrou que não é somente o mercado e a economia em si que sofrerão danos, mas o próprio trabalhador sentirá na pele a crise no setor uma vez que afetará os empregos da área. “Existem cidades, como é o caso de Itaberaí por exemplo que a economia toda depende de empresas como a Super Frango. A maioria da população trabalha diretamente para a empresa ou terceiriza serviços, devemos pensar nisso também”, salienta Lissauer.

Foi ressaltado diversas vezes durante o programa a qualidade e o rigor da fiscalização e inspeção feitas com os alimentos e principalmente das carnes aqui de Goiás. O presidente da Sindcarnes e zootecnista Leandro Stival, afirma que a inspeção é realizada de forma séria, desde a criação do rebanho até a preparação dos frigoríficos e pede tranquilidade da população. “Fomos elogiados este ano mesmo pela OMS e pelo sistema de vigilância sanitária. Podem consumir carne sem medo, os processos estão sendo realizados de forma correta", afirmou.

O Deputado Lissauer em nome de todos os parlamentares se colocou à disposição para qualquer dúvida que parta da população. E agradeceu o espaço concedido para os esclarecimentos.


Confira a entrevista completa no canal 8 da Net, TV aberta 61.2 e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico:
http://al.go.leg.br/midia/tv

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.