Escritor Gabriel Nascente lança CD "Poemas de Garganta" na Alego

Crédito: Ruber Couto
Escritor Gabriel Nascente lança CD "Poemas de Garganta" na Alego
Lançamento do CD Poemas de Garganta de Gabriel Nascente

A Assembleia Legislativa abriu espaço, através de sua Seção de Atividades Culturais da Assembleia, para o poeta e escritor Gabriel Nascente lançar, na tarde desta quinta-feira, 23, a coletânea de 15 poemas em CD intitulada "Poemas de Garganta". O evento foi realizado no saguão principal da Casa e contou com a participação dos músicos Valtinho e Rodolfo tocando violino e violão, e a presença de vários poetas e personalidades do setor cultural.

Gabriel Nascente falou em entrevista que esse lançamento quebra um longo período em que ele não lançava novos trabalhos. Nessa coletânea estão poemas escolhidos dos textos que o autor escreveu nas décadas de 70 e 80, “uma poesia enquadrada como poesia de resistência”, afirmou Gabriel.

“Esse lançamento quebra um longo jejum do meu aparecimento em público, e como estou vivendo o apogeu dos meus 50 anos de poesia meu confrade, que é também poeta, Iúri Godinho, insistiu que fizéssemos essa gravação e acabei aceitando. Para quem já lançou mais de 60 livros esse evento também é a inauguração de uma nova emoção,” expôs o poeta.

Após o discurso e agradecimentos de Gabriel Nascente, vários de seus amigos que prestigiaram o lançamento subiram ao palco para prestar homenagem ao poeta, foram eles : Daniel Antônio, ex-prefeito de Goiânia; Osmar Solto, artista plástico; Everson Cardoso, jornalista, Desembargador Itaney Campos; Sinesio Di Oliveira, jornalista e Antônio Fernandes, músico. Todos falaram da importância cultural do poeta que é autor de mais de 60 livros e dono de 5 prêmios de poesia, além de ser um imortal da Academia Goiana de Letras (AGL).

O Autor

Gabriel nasceu em Goiânia, no dia 23 de janeiro de 1950, filho de Antônio Estrela Nascente e Antônia Barbosa Nascente. Publicou seu primeiro livro aos 16 anos. É autodidata e autor de extensa bibliografia literária. Funcionário público, atua no jornalismo e na literatura. Seu trabalho já foi elogiado por poetas, romancistas e críticos consagrados como Ivan Junqueira, Ferreira Gullar, Olga Savary, entre outros.

Ele é autor de dezenas de livros, em sua maioria, poesia. É ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura. Em setembro de 1978, a Academia Paraibana de Poesia lhe outorgou o título de “O Embaixador da Poesia Brasileira”. Tem poemas traduzidos para o castelhano, por Dilermano Rocha, sob o título "El llanto de la Tierra", do Centro de Estudos Brasileiros de Buenos Aires, 1976. Detentor do prêmio nacional Cruz e Souza de Literatura, Florianópolis, 1996.

Prêmios ao longo da carreira:

1996: Cruz e Souza de Literatura (Santa Catarinta)

1997: Prêmio da bolsa de publicação Hugo de Carvalho Ramos (Goiás)

2000: Prêmio de publicações Wilson Cavalcanti Nogueira (Pires do Rio)

2001: Centenário de Henriqueta Lisboa (Minas Gerais)

2014: Prêmio Nacional de Poesia da Academia Brasileira de Letras (A biografia da cinza)