Servidores e estagiários avaliam positivamente o curso "Atendimento ao Público ao Telefone"

24 de Março de 2017 às 15:19

Servidores e estagiários que participaram do curso “Atendimento ao Público ao Telefone” avaliaram positivamente a iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Ressaltaram que o aprendizado superou as expectativas deles, enfatizando a certeza de que vão atender melhor as pessoas que buscam informações e contatos com os deputados. “Com certeza, vamos melhorar o atendimento ao público”, frisaram.

O professor Miguel Gusmão, diretor Pedagógico da Escola do Legislativo, disse que o curso “Atendimento ao Público ao Telefone” terá encerramento na tarde desta sexta-feira, 24, com formação de uma nova turma. “Agora, estamos preparando uma pesquisa que será aplicada no início do mês de abril, para sabermos o que o servidor quer. Também ouviremos secretários e diretores com vistas a uma atuação estratégica conjuntamente”, salientou Gusmão.

O curso “Qualidade em Atendimento ao Público ao Telefone”, este ano, está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Recursos Humanos e Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da Alego. As aulas estão sendo ministradas na Sala 1 da Escola do Legislativo. Cem servidores se matricularam em quatro turmas.

O tema “Atendimento ao Público ao Telefone” foi ministrado pela professora Évelin Cândido Ferreira, graduada em Fonoaudiologia pela PUC-GO, pós-graduada em Distúrbio da Comunicação pela Universidade de Franca (SP); em Psicanálise e Inteligência Multifocal pela Uni-Evangélica; e Políticas Públicas, pela Faculdade Albert Einstein. É servidora efetiva da Seção de Serviços Médicos da Alego.

Ela abordou os seguintes itens: a relevância do bom atendimento; orientações para uma boa comunicação; dicas para o bom atendimento ao telefone e recebimento de pessoas; a conduta adequada no ambiente de trabalho; e ética profissional, além das orientações finais. Enfatizou que é preciso saber ouvir. E mais: não deixe o cliente esperando na linha; evite, ao máximo, pausas durante a conversação; não desligue o telefone antes do cliente e: lembre-se de que para o cliente, você é a empresa.

A Parte 2 do curso foi ministrada pelos professores Rosemere Imay Ribeiro e Marcos Rogério de Lima Brito. Eles abordaram os itens: apresentação do novo sistema telefônico (VolP); apresentação dos modelos de aparelhos telefônicos; orientação sobre como realizar transferência e conferência; criação de agenda (adicionar favoritos); busca por ramal; ligações externas para celular; simulação com utilização dos aparelhos; e orientações finais.

Rosemere Imay Ribeiro é graduada em curso Tecnólogo em Processamento de Dados pela Sociedade Objetivo de Ensino Superior; pós-graduada em Docência para a Educação Profissional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e em Ciência da Computação – Redes de Computadores pela PUC-GO. É servidora efetiva da Diretoria de TI da Alego.

Marcos Rogério de Lima Brito é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Direito pela PUC/GO; é pós-graduado em Comunicação de Dados e Telecomunicações pela Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Desenvolvimento Gerencial (FATESGO). É servidor efetivo da Diretoria de TI da Alego.

Aos exemplos dos demais alunos, Maiara Sousa Siqueira, do Gabinete do Deputado Francisco Jr (PSD), e Wellington Venâncio, estagiário no Gabinete do Deputado Jean (PHS), gostaram muito do curso. Os dois manifestaram a convicção deles de que serão bem melhores no contato com o público ao telefone. As professoras Evelin Cândido e Rosemere Ribeiro também fizeram avaliação positiva do aprendizado transmitido. Ambas comemoraram a integração com o alunado.