Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Simeyzon: “Quero deixar um legado no setor de Energias Renováveis em Goiás”

31 de Março de 2017 às 12:11
Crédito: Y. Maeda
Simeyzon: “Quero deixar um legado no setor de Energias Renováveis em Goiás”
Deputado Simeyzon Silveira promove debate na 10ª reunião do Setor Energético de GO
Reunião contou com quatro palestras, além da participação de secretários do Estado e do município de Goiânia. Durante o evento ainda foi apresentada a portaria simplificada para o setor fotovoltaico (Nº 036/2017), que foi lançada pela SECIMA, através do Governo estadual e do Fórum Permanente.

O Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás, presidido pelo deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC), também presidente a Comissão de Minas e Energia, se reuniu pela primeira vez no ano de 2017 na manhã desta sexta-feira, 31, no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Goiânia. Esta foi a 10ª reunião do Fórum.

Compuseram a mesa principal, além de Simeyzon, Antelmo Teixeira Alves, da Emater; Danúsia Arantes, superintendente de Energia, Telecomunicação e Infraestrutura da SECIMA; Rodrigo Sauaia, da ABSOLAR; Macxwell Novais, secretário da SEDETEC, representando o prefeito de Goiânia, Iris Rezende; Nicola Giani Brandão, coordenador comercial da Alsol Energias Renováveis; e Marcos Alberto, diretor técnico da Eplan. Luiz Stival, presidente da Agehab, também participou do evento.

Simeyzon iniciou o evento agradecendo a Emater por ceder o local para as discussões sobre o Setor Energético no Estado de Goiás, apresentou todos os demais palestrantes e membros da mesa principal, e fez um rápido balanço do Fórum.

“Tudo o que fizemos no ano de 2016 seria inócuo sem a contribuição de todos os participantes e membros efetivos do Fórum Permanente de Energia. E o que temos feito é importante para ver o Estado crescer neste sentido. Mas não vamos parar por que conquistamos o Goiás Solar. Este foi apenas o primeiro passo. Ainda temos muito a avançar na área”, disse o deputado.

Simeyzon ainda enfatizou que o seu desejo é deixar um legado no setor de energias renováveis no estado. “Eu quero daqui a cinco, 10 anos, ver o Estado de Goiás como o maior produtor de energia fotovoltaica. A ideia do Fórum é manter o diálogo sobre o assunto aberto entre todos os setores e, também, popularizar o tema em todo o Estado”, salientou.

O presidente agradeceu a Acieg; a Agehab; a APCH’s, Celg Par; o CREA, a FAEG, a FIEG, o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), a PUC-GO, a Saneago, Seplanh, a UFG, o Colégio Kerygma, a Emater, a Fundater, a EcoSolar, a Líder Energia, a Câmara Setorial, a Senge e o FCO, todas presentes na reunião.

A reunião

A primeira palestra foi proferida pelo diretor técnico da empresa Eplan, Marcos Alberto, com o tema “Cenário Energético de Goiás – Fontes convencionais e alternativas”.

Segundo Marcos, hoje, 70,5% da eletricidade ofertada no país é de origem hidráulica, mas 45,5% da energia utilizada é renovável, quando a média mundial é de apenas 12,9%. Em Goiás, 52% da matriz energética é não renovável. Ainda sobre Goiás, segundo Marcos, o Etanol se tornou destaque na balança comercial energética do estado nos últimos cinco anos, com um crescimento de mais de 30%.

A segunda palestra foi ministrada pelo coordenador comercial da Alsol Energias Renováveis, Nicola Giani, com o tema “Energia fotovoltaica, biogás e biomassa”. Ele explicou as vantagens da instalação de módulos fotovoltaicos, como a sustentabilidade, a previsibilidade (pela compra antecipada de energia), a economia, o preço da manutenção, além da contribuição para o sistema elétrico brasileiro.

Segundo o representante da Alsol, a atual capacidade fotovoltaica brasileira subiu de 400 watts para quase 60 megawatts em apenas quatro anos (Números até 2016. Hoje o país produz aproximadamente 100 megawatts). Em Goiás estão instalados 1,5 megawatts deste tipo de energia.

Nicola explicou ainda algumas maneiras de mudar esse cenário e aumentar a quantidade de energia instalada em Goiás. Ele citou as linhas de financiamento, como o realizado pelo Goiás Fomento, com o Crédito Produtivo Energia Solar e o FCO Solar; a grande irradiação solar em Goiânia; o apoio do Estado, com a criação do Programa Goiás Solar; a seriedade na análise no dimensionamento correto de sistema e qualidade nas instalações; além do fortalecimento do Setor feito pelo Fórum Permanente de Energia. “Nos próximos três anos Goiás pode ser o estado com o maior número de energia fotovoltaica instalada no país. O potencial é enorme”, afirmou Nicola.

Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), falou sobre “Os avanços da energia fotovoltaica no Brasil e em Goiás”. Ele participou da primeira reunião do Fórum, em 2015.

A ABSOLAR representa e promove o setor fotovoltaico no país e no exterior, dialogando com o governo, empresas, mídia, ONG’s e a sociedade civil. No total, 170 empresas são representadas pela associação.

Segundo Rodrigo, o recurso solar brasileiro é o dobro do que países europeus apresentam. “O Brasil hoje é mais competitivo, mais econômico e não necessita dos mesmos subsídios utilizados na Europa para que a energia fotovoltaica seja competitiva”, disse.

De acordo com Rodrigo, Goiás tem o maior potencial para a instalação de energia fotovoltaica no Centro-Oeste. Ele ainda solicitou que o governo estadual faça um Atlas Solar do Estado, o que facilitaria a indicação das melhores regiões para as empresas investirem. O presidente da ABSOLAR ainda falou sobre a atual situação do financiamento e também das questões tributárias da tecnologia em Goiás e no Brasil, apresentando, inclusive, ao secretário Macxwell, recomendações para um programa municipal para Energia Solar Fotovoltaica. Sauaia explicou ainda o crescimento expressivo da energia fotovoltaica em todo o Brasil, que deve crescer 10 vezes em apenas um ano, chegando a 1000 megawatts de produção.

A última palestrante foi Danúsia Arantes, que falou sobre Programa Goiás Solar, lançado no mês de fevereiro pelo Governo do Estado. O programa foi elaborado pelo secretário Vilmar Rocha, com auxílio do Fórum Permanente de Energia, como enfatizou a superintendente.

Danúsia explicou o programa que, segundo ela, é parte do esforço do governo estadual para a elaboração de Políticas Públicas e adoção de medidas promotoras do desenvolvimento da energia solar fotovoltaica em Goiás, além das demais fontes renováveis. A superintendente deixou claro que o Programa Goiás Solar busca resolver a questão emergente da microgeração e minigeração distribuída.

Danúsia ainda levou à reunião a portaria simplificada para o setor fotovoltaico (Nº 036/2017), que foi lançada pela SECIMA, através do governo estadual. Esta era uma demanda dos membros do Fórum Permanente de Energia, e é mais uma conquista das reuniões realizadas durante todo o ano de 2016. A superintendente também falou sobre a isenção de ICMS para insumos e equipamentos voltados à energia fotovoltaica em todo o estado de Goiás, que deve ser assinado pelo governador Marconi Perillo nas próximas semanas.

Luiz Stival, presidente da Agehab, falou sobre a instalação de módulos de energia fotovoltaica nos programas habitacionais em todo o estado de Goiás. Ele parabenizou o deputado Simeyzon e o Fórum Permanente de Energia pelo trabalho que tem sido realizado nos últimos anos. “O programa visa dar mais qualidade de vida e bem estar a estas famílias, que poderão produzir energia em suas residências, reduzindo o preço final da conta de energia, por exemplo. O projeto se inicia por Alto Paraíso e Pirenópolis, e tem como objetivo colocar Goiás na vanguarda dos estados que produzirão energia fotovoltaica no país”, afirmou.

Macxwell também agradeceu a Simeyzon pelo convite, e afirmou que a implantação de energia fotovoltaica pela prefeitura municipal é bastante necessária, tanto pela sustentabilidade, quanto pela economia de energia, e que parcerias na área serão buscadas nos próximos meses.

Ao final o deputado Simeyzon, presidente do Fórum, abriu espaço para perguntas aos palestrantes. A próxima reunião j do Fórum já foi marcada e acontece no dia 28 de abril, na sede da SECIMA.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.