Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia orienta terceirizados sobre a coleta seletiva adotada na Casa

20 de Abril de 2017 às 11:18
Crédito: SERGIO ROCHA
Assembleia orienta terceirizados sobre a coleta seletiva adotada na Casa
SESMT - Programa Coleta Seletiva

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) está tomando providências com vistas à incrementar o Programa Coleta Seletiva de Lixo no âmbito do Palácio Alfredo Nasser e seus anexos. Nesta quinta-feira, 20, a Seção de Serviço Especial de Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) promoveu reunião com servidores terceirizados que atuam na limpeza da Alego, quando fez esclarecimentos sobre a execução do programa.

De acordo com João Paulo Antunes e Luciano Emídio Ferreira e Silva, técnicos do Sesmt e gestores do Programa Coleta Seletiva de Lixo, essa ação faz parte da política de gestão ambiental da Casa de Leis, que vem sendo incrementada pela Mesa Diretora, sob a presidência do deputado José Vitti (PSDB). Na reunião, realizada no Auditório Costa Lima, foram repassadas orientações e instruções aos novos funcionários da All Service, empresa terceirizada responsável pela limpeza nas dependências da Alego.

Entre outros tópicos, a reunião tratou desde a importância da redução de resíduos e da adoção de hábitos ambientalmente sustentáveis, os tipos de resíduos, recicláveis e não recicláveis, até os procedimentos a serem adotados na coleta, armazenamento e destinação adequada de resíduos na Assembleia Legislativa.

João Paulo fez avaliação positiva do evento. “Deixamos bem claro o papel da All Service dentro do Programa, que não vai fazer segregação, mas, sim, o transporte e armazenamento interno do lixo coletado. Além dos trabalhadores que já estavam aqui e, portanto, conhecem o projeto, os novos funcionários da empresa foram instruídos sobre ele.”

As cooperativas parceiras da Alego nesse projeto são as seguintes: Central de Cooperativas de Reciclagem do Estado de Goiás (Cecooreg) e a Cooperativa Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Unidos Somos Mais Fortes (Uniforte). Cada uma faz a coleta por seis meses. O Programa Coleta Seletiva de Lixo teve início em novembro de 2016, com ações mais eficazes no âmbito do Poder Legislativo. 

 “A coleta solidária irá gerar renda para as famílias que trabalham com a revenda destes materiais e diminuirá os resíduos sólidos produzidos pela Assembleia. Eu tenho realizado alguns trabalhos promovendo ações que visam um meio ambiente melhor para todos. Esta iniciativa deveria ser lei em todos os órgãos do Governo e Prefeitura”, ressalta o deputado Manoel de Oliveira (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, que acompanha com atenção a implantação do Programa Coleta Seletiva na Casa.

“O lixo não existe, mas sim materiais que são utilizados e transformados. Hoje, esta matéria tem um valor econômico agregado. Nós, cidadãos que pagamos impostos, estamos gastando dinheiro para enterrá-los depois”, frisou o promotor de Justiça Juliano de Barros, que apoia integralmente o programa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.