Cartão Reforma

Crédito: Denise Xavier
Cartão Reforma
Deputados participam da apresentação do Cartão Reforma
Deputados participam da apresentação do programa federal nesta segunda-feira, 24. O evento, com a presença do vice-governador José Eliton, vai atender de início 87 municípios goianos.

Os deputados estaduais, Júlio da Retifica (PSDB), Santana Gomes (PSL), Nédio Leite (PSDB), Talles Barreto (PSDB) e Eliane Pinheiro (PMN), participaram da apresentação do programa Cartão Reforma do Governo Federal. O evento, teve lugar no auditório Mauro Borges no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na tarde desta segunda-feira,24. A ação foi coordenada pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).

Também participaram do evento o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton, o diretor de Melhoria Habitacional do Ministério das Cidades, Álvaro César Lourenço, o secretário da Secima, Vilmar Rocha e o presidente da Agehab, Luiz Stival.

A apresentação foi feita, em caráter de treinamento, para prefeitos e técnicos municipais das cidades que estão habilitadas a participar do programa federal em sua primeira etapa. Segundo Álvaro César Lourenço, nesta primeira fase, serão atendidos 87 municípios goianos. O valor estimado de cada cartão está entre R$ 2500,00 a R$ 7500,00.

“O cartão reforma será distribuído para todos os municípios brasileiros. Nesta primeira etapa estamos atuando como um programa piloto em função das várias modernizações. Por isso estamos trabalhando com um número menor de municípios que foram selecionados a partir do deficit habitacional qualitativo”, afirmou.

O presidente da Agehab, Luiz Stival, frisou que o programa ‘Cartão Reforma’ foi inspirado no programa do Estado de Goiás ‘cheque moradia’. “É um programa muito importante para as famílias que recebem esse benefício. Este programa já é consolidado aqui no Estado de Goiás através do programa ‘Cheque Moradia’ estadual. O Governo Federal se espelhou no programa goiano, mostrando como o governador Marconi Perillo sai na frente dos outros Estados”, frisou.

O deputado Júlio da Retifica também avaliou de forma positiva a apresentação do programa. “É mais um programa do governador Marconi, que foi vanguarda, que foi levado para âmbito federal. E acho que é isso que tem que ser feito, o que é bom tem que ser adotado”, falou Júlio da Retifica.

Já Santana Gomes parabenizou o Governo pela iniciativa. “É uma prova que o nosso Governo Estadual está muito preparado, porque esses convênios só surgem através de bom projetos estaduais”, afirmou.

Em seu discurso durante o evento o vice-governador, José Eliton, parabenizou o governador Marconi Perillo pela iniciativa e reafirmou importância social do programa Cartão Reforma. “Inspirado no modelo goiano do Cheque Reforma, o programa tem um forte viés social e econômico, o que haverá de contribuir com esse cenário de muita prosperidade ao nosso estado. Isso reforça que Goiás é referência Nacional nas políticas públicas,” finalizou.