Simeyzon: “Discussão sobre energia renovável está produzindo grandes resultados”

05 de Maio de 2017 às 14:22
Crédito: Y. Maeda
Deputado Simeyzon Silveira preside o 11º Fórum do Setor Energético de Goias
Reunião teve a presença de diversas entidades, além do secretário da SECIMA, Vilmar Rocha. Próximo encontro será no dia 30 de junho, na Acieg

O Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás, presidido pelo deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC), se reuniu pela 11ª vez na manhã desta sexta-feira, 5, na sala de Reuniões do Governador, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Participaram o secretário da SECIMA, Vilma Rocha; o presidente da AGEHAB, Luiz Stival; Danúsia Arantes, superintendente de Energia, Telecomunicação e Infraestrutura da SECIMA; Augusto Francisco da Silva, diretor técnico comercial da Celg GT; e Sevan Naves, presidente da Associação das Pequenas Centrais Hidrelétricas de Goiás (APCH).

Nesta semana, Simeyzon – que é presidente da Comissão de Minas Energia da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - foi empossado como membro do Comitê Estadual de Energia Fotovoltaica, e também foi um dos assinantes do convênio para a instalação de uma usina de energia fotovoltaica no telhado do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

“Esta semana foi muito simbólica, pois foi iniciado o Comitê e também foram realizados eventos que deram continuidade no Programa Goiás Solar. A ideia, como sempre falamos, é que as discussões produzam resultados, e estão. Estes grandes resultados ficarão de legado para as próximas gerações”, afirmou.

A reunião

Vilmar Rocha fez questão de elogiar o Fórum Permanente de Energia, que se reúne desde o ano de 2015, e afirmou que a prioridade do Governo de Goiás são as energias limpas, como usinas fotovoltaicas, e apoio à biomassa e ao desenvolvimento das APCH’s e micro geradoras de energia.

O secretário também ressaltou que o Fórum, juntamente com a SECIMA, deve dar maior atenção à questão da Biomassa no estado, além de acabar, gradualmente, com as usinas termelétricas, em Goiás e no Brasil.

Luiz Stival, presidente da AGEHAB, falou sobre a implantação de usinas fotovoltaicas em moradias populares, que estão sendo instaladas nos municípios de Alto Paraíso e Pirenópolis, inicialmente. Posteriormente, Palmeiras e Caçu também receberão o projeto.

Segundo Stival, Pirenópolis será a primeira cidade a receber o projeto, que já está em estágio avançado de implementação, com 149 unidades habitacionais. Alto Paraíso, a segunda que receberá o projeto, está sendo planejada para ser totalmente sustentável, com 40 unidades habitacionais.

“Nós temos buscado a operacionalização do programa que implantará energia fotovoltaica em Goiás. Não posso deixar de fazer referência ao esforço do deputado Simeyzon nessa questão. As iniciativas que estamos realizando buscam colocar em prática o programa do Governo de Goiás, e o Fórum tem sido essencial nisso, e, com toda certeza, será muito falado no futuro. Goiás será a vanguarda da energia fotovoltaica do Brasil”, afirmou.

Marcel Bruno Silveira, também da AGEHAB, mostrou dados da implementação do projeto a longo prazo, além do que já foi realizado até o momento, como o treinamento e capacitação de pessoal. Segundo Marcel, Goiás possui, hoje, 150 usinas fotovoltaicas individuais, e chegará com o programa a 1.200 usinas individuais.

Danúsia Arantes fez uma explanação sobre o Programa Goiás Solar, lançado no mês de fevereiro pelo Governo de Goiás. Ela explicou que o Programa é uma política estadual de gestão de energias renováveis, mas não apenas com a energia fotovoltaica.

“O Programa Goiás Solar busca, através da fonte de energia fotovoltaica, integrar todos os outros tipos de fontes renováveis de energia. A ideia é que haja um fortalecimento da cadeia produtiva, gerando desburocratização e infraestrutura. Estamos também investindo na comunicação e na educação, para que as informações corretas cheguem ao maior número de pessoas possível”.

Augusto Francisco da Silva, da Celg GT, explanou sobre os investimentos da empresa em energia no estado de Goiás, além dos empreendimentos de Geração que estão em operação atualmente.

A Celg GT possui hoje quatro hidrelétricas em andamento; uma unidade de UHE que está em desenvolvimento; 18 projetos básicos de PCH’s e 14 de ampliação.  São 31 projetos no total.

Augusto falou também sobre a construção de seis usinas de energia fotovoltaica em Goiás, com potência de 5MW cada, totalizando 30MW de produção. Sevan afirmou que estas usinas serão construídas aproveitando áreas da própria Celg GT. As usinas serão construídas nas cidades de Goiânia, Anápolis, Morrinhos, Itapaci, Palmeiras e Firminópolis.

Sevan Naves falou as vantagens da instalação e implementação das PCH’s no país. Ele propôs uma discussão mais abrangente para se conseguir um equilíbrio na discussão de energia renovável em Goiás, e ainda enfatizou a importância do Fórum nesta discussão.

Ao final, Simeyzon agradeceu mais uma vez a participação de todos os presentes (mais de 40 pessoas representando diversas entidades). A próxima reunião acontece na sede da Acieg, no dia 30 de junho, a partir das 8h30.