Municipalismo é o tema do programa TCM Notícias que está na TV Assembleia

22 de Maio de 2017 às 12:44

O Programa TCM Notícias, uma parceria entre Assembleia Legislativa de Goiás e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), apresentado pelo jornalista Luiz Carlos Lopes, realiza mais uma edição com o tema “Municipalismo”. O convidado do programa para tratar desse assunto foi  o ex prefeito de Luziânia, e atual conselheiro do TCM, Valcenôr Braz.

No primeiro bloco do programa, o conselheiro discorre sobre as atribuições do TCM e em especial dos conselheiros, ressaltando a importância de uma boa gestão nos municípios. “No município é onde tudo acontece, é o órgão mais próximo do cidadão, logo, o prefeito precisa estar preparado para receber as demandas da sociedade e resolvê-las da melhor forma possível, portanto, é essencial conhecer a nossa legislação para saber qual a melhor forma de governar e evitar erros”, afirma.

Indagado sobre como atingir o sucesso em uma administração, Valcenôr Braz salienta a relevância da escolha de uma boa equipe. “O sucesso de uma gestão depende principalmente da escolha de uma boa equipe. Assessores competentes, manterão o gestor público informado, e estando bem informado, o gestor poderá evitar erros no seu trabalho. A responsabilidade do TCM é garantir que estas informações estejam disponíveis e claras para os assessores, prefeitos e vereadores”.

O trabalho do conselheiro Valcenôr Braz é voltado para a 5ª região do Estado que engloba 39 municípios, (Rio Verde, Abadia de Goiás e São Simão estão entre eles). Braz afirma que a maioria dos erros encontrados nas gestões não envolvem corrupção mas sim falhas na contabilidade e ressalta novamente a importância dos gestores fazerem uso dos recursos disponibilizados pelo TCM para evitar tais erros.

Por último, o conselheiro fez uma convocação para que a sociedade e os gestores públicos participem dos “Encontros Técnicos Regionais” que estão sendo realizados em diversas cidades do interior do Estado com o objetivo de capacitar os administradores para uma gestão de qualidade e esclarecer dúvidas quanto a parceria entre as cidades e o TCM. Os próximos encontros acontecerão dia 23 de maio em Ipameri e 25 de maio em Santa Helena de Goiás.

O programa pode ser acompanhado pela TV Assembleia, transmitido pelo canal aberto 61.2, e também pelo canal 8 da Net ou ainda pelo Portal da Casa.