Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia do Defensor Público

22 de Maio de 2017 às 21:14
Crédito: Denise Xavier
Dia do Defensor Público
Sessão especial comemorativa ao Dia do Defensor Público
Assembleia reconheceu trabalho dos defensores públicos de Goiás em sessão especial desta segunda-feira, 22, com Certificados de Honra ao Mérito. A iniciativa foi do deputado Virmondes Cruvinel (PPS).

 

Celebrado em 19 de maio, o Dia do Defensor Público foi tema de sessão especial desta segunda-feira, 22, no Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás. A iniciativa foi do deputado estadual Virmondes Cruvinel (PPS).

Na oportunidade, foram condecorados com Certificados de Honra ao Mérito, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, nove defensores públicos do Estado.

A abertura do evento foi marcada pela execução do Hino Nacional brasileiro no Plenário Getulino Artiaga. 

Segundo uma das homenageadas, Lúcia Silva Gomes, a Defensoria Pública como instituição foi criada 1988 e passou por transformações para se tornar a instituição permanente e essencial que é. “A Defensoria não interessa apenas aos carentes de recursos financeiros, mas a todos que fazem parte do Estado democrático de direito”, considera.

O presidente da Associação Goiana dos Defensores Públicos, Gustavo Alves de Jesus, também fez uso da palavra durante a sessão. “Ser defensor público é ser pelo povo, para o povo, ao lado dos mais fracos, sem voz. É persistência e resiliência, é saber continuar apesar dos nãos. É ser agente de transformação social, saber de sonhos e travar batalhas. Somos defensores dos direitos humanos”, declarou.

Para o parlamentar, a busca de igualdades e oportunidades tem que ser em todos os aspectos e o papel da Defensoria é justamente buscar o equilíbrio trazer a isonomia. “Tenho profundo respeito pela Defensoria Pública. Presenciamos lutas ao longo desses anos percebendo que a principal ferramenta para o crescimento e desenvolvimento é o diálogo”, salientou.

O deputado revelou que, ainda esta semana, deve ser votada na Comissão Mista da Assembleia, o projeto de lei que dispõe sobre a Lei Orgânica da Defensoria Pública. Virmondes é o relator da matéria na Casa.

Defensores públicos homenageados:

 

Ludmila Fernandes Mendonça

Bruno Malta Borges

Rafael Brasil Vasconcelos

Izabela Novaes Saraiva

Ana Carolina Leal de Oliveira

Luiz Henrique Silva de Almeida

Gisela Camilo Casotti Teixeira

Adel Issa Chahaud            

Guilherme Vaz

Mesa da solenidade

Fizeram parte da Mesa Diretiva, no exercício da presidência, o deputado Virmondes Cruvinel; o procurador-geral do Estado de Goiás, Alexandre Eduardo Felipe Tocantins, representante do governador Marconi Perillo (PSDB); a defensora pública-geral do Estado de Goiás, Lúcia Silva Gomes Moreira; o promotor de justiça, Rômulo Corrêa de Paula, representante da Procuradoria-Geral de Justiça; e o presidente da Associação Goiana dos Defensores Públicos, Gustavo Alves de Jesus.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.