Lissauer Vieira aplaude liberação de recursos para Jataí

23 de Maio de 2017 às 14:22

Aconteceu ontem em Jataí, município localizado no Sudoeste Goiano, mais um Encontro Regional do Programa Goiás na Frente. Na ocasião o Governo de Goiás assinou ordens de serviço que totalizam R$ 311 milhões para incrementar o desenvolvimento goiano.

No Sudoeste todos os municípios foram contemplados: Rio Verde, Jataí, Aparecida do Rio do Doce, Caiapônia, Cachoeira Alta, Castelândia, Caçu, Chapadão do Céu, Dorvelândia, Gouvelândia, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Maurilândia, Mineiros, Montividiu, Paranaiguara, Perolândia, Portelândia, Quirinópolis, São Simão, Santa Helena de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santo Antônio da Barra, Serranápolis e Turvelândia.

O governador Marconi Perillo (PSDB), presente na solenidade, destacou que os recursos do programa irão servir, por exemplo, para quem mora em bairros com ruas estragadas, que serão consertadas, mas, sobretudo, para gerar empregos. “Sugiro aos prefeitos que se organizem, destinando áreas, para que em parceria com o Estado e a Caixa Econômica Federal sejam construídas novas moradias”. O Governador ainda ressaltou que não estava impondo nada e que dava toda flexibilidade aos prefeitos, que melhor do que ninguém, conhecem as prioridades e necessidades de seus municípios.

O vice-governador José Eliton (PSDB) disse que o Goiás na Frente permite que os cidadãos exerçam a cidadania. “Esse programa é voltado para atender às expectativas dos municípios, depois que o Governador atendeu a cada um dos 246 prefeitos”, afirmou, ao destacar que o Governo do Estado promoveu uma série de ajustes para garantir o sucesso do maior programa de investimentos do País.

O deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), presente no evento, salientou a importância do momento. “Como representante da região Sudoeste do Estado, não pude deixar de comparecer em momento tão importante para esses municípios, que tenho tanta estima. Sei das necessidades de cada um deles. Estabeleço contato direto com seus respectivos gestores, e por isso, benefícios de R$ 311 milhões me faz vibrar junto com eles. O Goiás na Frente surgiu em melhor momento. Portanto, devemos agradecimentos ao empenho do Governo, que muito tem facilitado as condições das cidades com este programa”, afirmou.

Prefeito de Jataí, Vinícius Luz (PSDB) disse que “gratidão” é a palavra que resume o sentimento dele e dos prefeitos presentes ao lançamento do Goiás na Frente em Jataí. Segundo ele, é um “programa fantástico” porque o Governo enfrentou as dificuldades e soube superar todos os desafios. “Apesar de todas as dificuldades que os Estados e os municípios passam, estamos aqui para celebrar esse momento de união”, disse.

Os R$ 311 milhões destinados ao Sudoeste Goiano, ficaram assim distribuídos: R$ 100 milhões para obras estruturantes, R$ 28 milhões para a Educação; R$ 20 milhões para a Saúde, R$ 3 milhões para desenvolvimento regional, ciência, tecnologia e inovação; R$ 9,8 milhões em saneamento, R$ 101 milhões em habitação; R$ 4,5 milhões em Segurança Pública e R$ 45 milhões para pavimentação asfáltica e recapeamento de vias urbanas.

O programa

O Goiás na Frente é um programa de investimentos para os próximos dois anos que deve destinar R$ 9 bilhões para obras públicas em diversas áreas, sendo R$ 6 bilhões do Governo e R$ 3 bilhões advindos da iniciativa privada.

As áreas mais contempladas serão de infraestrutura, para recuperação e manutenção de rodovias; saúde; educação; segurança; habitação; meio ambiente; transporte e saneamento básico. Serão repassados à todas prefeituras o total de R$ 500 milhões. O aporte financeiro será dividido em duas parcelas, sendo a primeira em 2017 e a segunda em 2018.