Ícone alego digital Ícone alego digital

Palestra “Cidadania e Políticas Públicas” busca despertar o servidor da Casa

19 de Junho de 2017 às 10:05
Crédito: Carlos Costa
Palestra “Cidadania e Políticas Públicas” busca despertar o servidor da Casa
Abertura do curso Cidadania e Políticas Públicas

A Alego está promovendo durante a manhã desta segunda-feira, 19, o curso “Cidadania e Políticas Públicas”, com o objetivo de apresentar uma visão geral sobre o tema, dentro da perspectiva das Ciências Sociais para os servidores da Casa.

A turma da manhã participa das 8h30 às 11h45, e a vespertina, das 14h às 17h15. A palestra será na Sala 1 da Escola do Legislativo.

Quem ministra a aula é o professor Fábio Fazzion, bacharel em Filosofia (Instituto de Filosofia e Teologia dos Jesuítas); especialista em Políticas Públicas (UFG). Foi coordenador de atividades da CDH/Alego (2008/2012).

De acordo com Fazzion, a Alego é a casa que representa o povo, por isso é importante que toda assessoria e corpo técnico do órgão se qualifique nesse tema. “É importante a participação dos servidores nesse tipo de aula porque a Assembleia é a casa do povo, por isso eles precisam estar qualificados quanto ao tema cidadania”.

Ele explica que o curso será provocativo, com a intenção de despertar o interesse dos servidores pelo tema. “Será um curso mais provocativo para que os servidores comecem a se inteirar. Faremos um levantamento sobre o processo histórico das políticas públicas no Brasil, seus avanços e aquilo que emperra e, principalmente, a garantia da cidadania da população”, elucidou.

Fazzion informou que o conteúdo programático da palestra envolve o conceito de Cidadania e de Políticas Públicas; o processo de formulação de Políticas Públicas; os instrumentos das Políticas Públicas; o acesso às Políticas Públicas; e as Políticas Públicas no contexto brasileiro e estadual.

Chefe da seção pedagógica da Escola do Legislativo, Katianne Almeida, afirma que esse curso dá enfoque ao aperfeiçoamento do trabalho dos servidores que auxiliam os deputados nas suas ações parlamentares.

“Pensamos no princípio fundamental da cidadania que é tema básico de toda Assembleia Legislativa onde os deputados atuam em prol da cidadania da população. É de interesse dos servidores, tanto efetivos quanto comissionados, para que auxiliem no assessoramento da atividade parlamentar”, disse.

Estão sendo ofertadas 60 vagas, sendo 30 para turma matutina e as demais para a turma vespertina. Do total das vagas ofertadas, preferencialmente, 30 serão destinadas aos servidores efetivos, 24 aos servidores comissionados e 6 aos estagiários.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.