Junho Laranja

Crédito: Marcos Kennedy
Junho Laranja
Dep. Helio de Sousa
Deputado Helio de Sousa coordena debate sobre a luta pelos direitos dos queimados, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Queimaduras, nesta 3ª feira, às 9 horas, na Assembleia.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza audiência pública, nesta terça-feira, 20, às 9 horas, no Auditório Solon Amaral da Alego, para debater a luta pelos direitos dos queimados, evento denominado “Junho Laranja”. A iniciativa é do deputado Helio de Sousa (PSDB), que é médico, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) – Regional Goiás e o Núcleo de Proteção aos Queimados.

Entre os palestrantes estão o professor Dr. Nelson Piccolo, um dos pioneiros no tratamento de queimaduras no Centro-Oeste brasileiro; Dra. Rosa Scrafim, presidente da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Queimaduras; e Dra. Maria Thereza Sarto Piccolo. Um dos fundadores do primeiro hospital exclusivamente dedicado ao paciente queimado do Brasil. Dr. Nelson vai falar sobre cirurgia; Dra. Rosa abordará o trabalho da SBQ; enquanto a Dra. Maria Thereza falará sobre o Núcleo de Proteção aos Queimados.

Helio de Sousa adiantou que serão discutidas formas de preservação e conscientização aos acidentes que podem causar queimaduras. Assim como também, primeiros socorros em casos de necessidade. Segundo o deputado, “o esforço é para tentar diminuir os acidentes que levam as queimaduras e amenizar os efeitos da mesma. Assim estaremos apoiando os queimados e os seus familiares na reabilitação, no tratamento, bem como em ajudas que se fizerem aptas no momento”.

Helio de Sousa já apresentou na Alego projeto de lei que beneficia as vítimas de queimaduras.

Lembramos também,que o médico Nelson Piccolo introduziu o conceito de equipe multidisciplinar especializada devotada ao tratamento e reabilitação completa do paciente queimado.