Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Violência contra idosos será tema de roda de conversa com especialistas na Assembleia Legislativa

19 de Junho de 2017 às 13:12

Uma roda de conversa sobre o aumento da violência contra os idosos marcará esta terça-feira, 20 de junho de 2017, na Assembleia Legislativa, em um evento proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (PPS), em parceria com a Associação de Psicólogos do Estado de Goiás. A atividade é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de Junho, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Na Assembleia Legislativa, o evento terá início às 9 horas, no Auditório Costa Lima. Farão parte da mesa de debate, além do deputado Virmondes Cruvinel, o conselheiro da Associação de Psicólogos do Estado de Goiás, Wadson Arantes Gama; a titular da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, Ana Lívia Batista de Paiva; a presidente do Conselho Estadual da Pessoal Idosa, Ignês Luzia Guardiola; e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Marli Bueno.

Foram convidados a participar da roda de conversa alunos dos Colégios Militares da capital; representantes da Associação de Geriatria e Gerontologia do Estado de Goiás; das Secretarias  Municipais dos Direitos Humanos e da Assistência Social; e das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, Educação e Cidadania, dentre outras instituições e entidades, a exemplo do Movimento Plural Idades.

“A violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos”, destaca Virmondes. “O principal objetivo de iniciativas como esta é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. Na esteira deste movimento mundial deve-se incentivar a apresentação, o debate e o fortalecimento das mais diversas formas da prevenção”, acrescenta, lembrando trechos da Nota Pública divulgada pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. “Estamos, aqui, fazendo a nossa parte”. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.