Ícone alego digital Ícone alego digital

Cláudio Meirelles comemora aprovação de projeto que facilita liberação de recursos para municípios

22 de Junho de 2017 às 18:49

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto nº 1901/2017, que dispensa a exigência de apresentação de certidões negativas de débitos, por parte de municípios em dificuldade financeira, para obtenção de recursos do Governo do Estado, por meio de convênio, com o Programa Goiás na Frente. A propositura é de autoria do deputado estadual Cláudio Meirelles (PR).

Em seu artigo 1º, o projeto aprovado pela Alego prevê que a execução orçamentária dos dois últimos quadrimestres do exercício de 2017, relativa às transferências voluntárias de recursos do Estado para municípios, a título de cooperação, auxílio e assistência financeira, poderá ser feita independente das exigências previstas na Lei nº 17.928, de 27 de dezembro de 2012, que estabelece condições para o repasse de recursos às prefeituras goianas.

Ao justificar a necessidade de flexibilização dessas condições, o deputado destaca que em função da crise econômica que atinge o Brasil muitos municípios não conseguiram se manter adimplentes com contas de água e energia, bem como enfrentam dificuldades em obter alguns documentos específicos, como certidões negativas, para a celebração de convênios com o Governo do Estado. “Esse quadro piora a situação dos municípios que já estão em dificuldades, pois quando mais necessitam de recursos, ficam sem recebê-los por falta de certidões”, destaca o parlamentar.

De acordo com o deputado autor da matéria, a maioria dos municípios goianos ainda não pode receber verbas do Goiás na Frente por estarem inadimplentes com órgãos públicos, como Saneago. “Vamos abrir mão dessas certidões. É importante informar que esse projeto não isenta dívidas. Então aqueles municípios que estão inadimplentes e que não dão conta de apresentar a certidão negativa, com esse projeto todos os municípios estarão aptos a receber o dinheiro do Estado, através desse programa, o Goiás na Frente”, destaca.

Cláudio Meirelles orienta os prefeitos a retomarem as negociações com o Governo do Estado para viabilizarem os repasses de recursos que são destinados a obras de infraestrutura nos 246 municípios goianos. O projeto aprovado por ampla maioria pela Assembleia Legislativa deve ser sancionado pelo governador Marconi Perillo (PSDB) na semana que vem.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.