Ícone alego digital Ícone alego digital

TV Alego discute Trabalho Infantil

14 de Julho de 2017 às 10:00
Crédito: Sergio Rocha
TV Alego discute Trabalho Infantil
Programa Opinião - tema: Trabalho Infantil
Os altos índices de trabalho infantil detectados no Brasil foram objetos de debate no Programa Opinião, em exibição na TV Assembleia. O deputado Carlos Antonio participou da mesa redonda.

O deputado Carlos Antonio (PSDB), que é presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, discute, no Programa Opinião da TV Assembleia, a situação do trabalho infantil no Estado de Goiás. O programa estará em exibição na emissora, a partir das 19 horas, desta sexta-feira, 14. Participaram do debate Ketleen Lima, que é auditora fiscal do Trabalho e Coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem, e o professor de Psicologia, José Leno, que é coordenador do Fórum Goiano de trabalho infantil.

O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, trabalham desde novos em lavouras, campos, fábricas ou casas de família, em regime de exploração e de quase escravidão, já que alguns chegam a não receber remuneração. A última operação realizada, onde foram visitados 80 estabelecimentos comerciais em 5 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia foram detectadas diversas irregularidades em relação ao trabalho de crianças e adolescentes, detectando 21 flagrantes, sendo 5 crianças de 9 até 12 anos, 8 de 12 a16 anos.

Segundo um estudo realizado pela Fundação Abrinq, cerca de 2,6 milhões de crianças e adolescentes são expostos a situações de trabalho infantil no Brasil. A pesquisa tem como base os números do IBGE, e traz as regiões Nordeste e Sudeste como locais onde esse tipo de trabalho é mais comum. Mas abre discussão para a região Sul, que proporcionalmente lidera a concentração dos jovens em condições de trabalho, tendo 100% das crianças entre cinco e nove anos trabalhando na área rural.

O deputado falou sobre o projeto de lei n° 2420/17 da Governadoria, no qual foi relator. O projeto trata da implantação do Programa Primeiros Passos, tem por objetivo ampliar, no âmbito do Estado de Goiás, o atendimento em creches para as crianças com até três anos de idade e na pré-escola para as crianças com idade entre quatro e cinco anos.  “Com o projeto poderemos aumentar as vagas nas creches, abrigando as crianças até 5 anos.”

Afirmou que o Governo precisa alcançar o equilíbrio nesse aspecto, e que os pais não podem empurrar os filhos para o trabalho, pois assim está fazendo com a criança pule etapas da sua vida e até mesmo a colocação em situação de perigo. “Precisamos dar estrutura para que as crianças não voltem a trabalhar, escolas dignas e com estrutura para abriga-las”.

Foram tratados diversos assuntos relacionados a crianças e adolescentes, incluindo leis, deveres do Estado e alguns compromissos que o Parlamentar fez. Para tomar conhecimento de todos os assuntos confira no canal 8 da Net, TV aberta 61.2 e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.