Ir para o conteúdo principal

Programa Opinião - tema: Trabalho Infantil

A- A+

TV Alego discute Trabalho Infantil

Os altos índices de trabalho infantil detectados no Brasil foram objetos de debate no Programa Opinião, em exibição na TV Assembleia. O deputado Carlos Antonio participou da mesa redonda.

O deputado Carlos Antonio (PSDB), que é presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, discute, no Programa Opinião da TV Assembleia, a situação do trabalho infantil no Estado de Goiás. O programa estará em exibição na emissora, a partir das 19 horas, desta sexta-feira, 14. Participaram do debate Ketleen Lima, que é auditora fiscal do Trabalho e Coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem, e o professor de Psicologia, José Leno, que é coordenador do Fórum Goiano de trabalho infantil.

O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, trabalham desde novos em lavouras, campos, fábricas ou casas de família, em regime de exploração e de quase escravidão, já que alguns chegam a não receber remuneração. A última operação realizada, onde foram visitados 80 estabelecimentos comerciais em 5 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia foram detectadas diversas irregularidades em relação ao trabalho de crianças e adolescentes, detectando 21 flagrantes, sendo 5 crianças de 9 até 12 anos, 8 de 12 a16 anos.

Segundo um estudo realizado pela Fundação Abrinq, cerca de 2,6 milhões de crianças e adolescentes são expostos a situações de trabalho infantil no Brasil. A pesquisa tem como base os números do IBGE, e traz as regiões Nordeste e Sudeste como locais onde esse tipo de trabalho é mais comum. Mas abre discussão para a região Sul, que proporcionalmente lidera a concentração dos jovens em condições de trabalho, tendo 100% das crianças entre cinco e nove anos trabalhando na área rural.

O deputado falou sobre o projeto de lei n° 2420/17 da Governadoria, no qual foi relator. O projeto trata da implantação do Programa Primeiros Passos, tem por objetivo ampliar, no âmbito do Estado de Goiás, o atendimento em creches para as crianças com até três anos de idade e na pré-escola para as crianças com idade entre quatro e cinco anos.  “Com o projeto poderemos aumentar as vagas nas creches, abrigando as crianças até 5 anos.”

Afirmou que o Governo precisa alcançar o equilíbrio nesse aspecto, e que os pais não podem empurrar os filhos para o trabalho, pois assim está fazendo com a criança pule etapas da sua vida e até mesmo a colocação em situação de perigo. “Precisamos dar estrutura para que as crianças não voltem a trabalhar, escolas dignas e com estrutura para abriga-las”.

Foram tratados diversos assuntos relacionados a crianças e adolescentes, incluindo leis, deveres do Estado e alguns compromissos que o Parlamentar fez. Para tomar conhecimento de todos os assuntos confira no canal 8 da Net, TV aberta 61.2 e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv

Assembleia em Tempo Real

22/02/2018

18:51 - Encerramento das atividades

18:34 - Assembleia sedia encontro da Associação dos Advogados Criminalistas

17:40 - Governador veta alteração na Lei que cria o Fundo de Transportes na Agetop

16:41 - Em Santa Rita do Novo Destino, Conselho Tutelar necessita de carro

16:36 - Comissão Mista distribui processos e encerra reunião

16:27 - Plenário discute projeto que isenta municípios da exigência de certidões de adimplemento para repasse recursos do Estado

16:25 - Sessão extraordinária é encerrada e comissões são convocadas

16:22 - Imóveis com mais de 350 m² podem ser obrigados a instalar cisterna

16:07 - Mesa Diretora recebe matérias

15:47 - Presidente encerra sessão ordinária e abre sessão extraordinária

15:42 - Delegada Adriana Accorsi encaminha pedido de moção a policiais

15:38 - Começa o Pequeno Expediente

15:36 - Comissões Mista e CCJ são convocadas

15:34 - Assembleia recebe 11 vetos do Governo do Estado

15:28 - Mesa Diretora recebe requerimentos e projetos na sessão ordinária desta 5ª-feira

15:24 - Carlos Antonio ajudará Conselho Tutelar de Goianésia a conseguir equipe multidisciplinar

15:09 - Sessão ordinária é aberta no Plenário Getulino Artiaga

14:58 - Após esgotamento da pauta, reunião da CCJ é encerrada

14:54 - CCJ rejeita projeto que propõe mensagens sobre uso de álcool e drogas em ingressos de shows

14:50 - CCJ aprova modificações em entrega de Título de Cidadão Goiano

14:45 - Comissão aprova projeto que estabelece tempo de vida útil de transportes escolares

14:39 - CCJ aprova projeto que quer evitar que consumidores paguem por água que não consumiram

14:34 - Deputados ouvem indicado ao Conselho Estadual de Educação na CCJ

14:20 - Rejeitado veto a projeto que prevê abrigos para embarque e desembarque de passageiros.

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000.

Carregando...