Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Simeyzon participa do segundo dia do Brasil Solar Power

07 de Julho de 2017 às 08:19

O deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC) continua representando a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, como presidente da Comissão de Minas e Energia, e também do Fórum Permanente de Energia, no evento Brasil Solar Power, evento oficial do setor fotovoltaico nacional, que acontece no Rio de Janeiro.

Entre diversas autoridades do setor fotovoltaico, Simeyzon se encontrou com Danúsia Arantes, superintendente da Secima; Rodrigo Lopes Sauaia, presidente executivo da Absolar; e o secretário da Secima, Vilmar Rocha.

Na quinta-feira, 6, o parlamentar participou de Talk Show com as lideranças do Setor Elétrico brasileiro, uma sessão conjunta dos Congressos de Geração Centralizada (GC) e Geração Distribuída (GD).

A palestra introdutória foi de Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar, seguido de um debate com autoridades do setor elétrico que apresentaram suas visões, iniciativas, propostas e reflexões para o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira.

O presidente do Fórum Permanente de Energia de Goiás também participou, na parte da tarde, do Congresso de Geração Centralizada, um painel sobre Cadeia Produtiva.

Segundo os organizadores do Congresso, no último ano houve um aumento importante na quantidade e variedade de fabricantes nacionais no setor solar fotovoltaico. No entanto, para dar continuidade a este esforço, ainda existem obstáculos importantes. Neste painel, representantes de entidades do governo e fabricantes irão debater a situação atual, as oportunidades e desafios para o avanço e adensamento da cadeia produtiva nacional de componentes e equipamentos fotovoltaicos.         

Simeyzon fez questão de participar deste Congresso pois, segundo ele, em contato com a cadeia produtiva nas reuniões do Fórum, sabe das dificuldades e dos obstáculos encontrados. “A intenção ao participar de um evento como esse é adquirir experiência e, principalmente, conhecimento, para utilizar nos encontros e reuniões do Fórum Permanente de Energia que acontecem mensalmente”, afirmou.

Pioneirismo

Na solenidade de abertura do evento, na quarta-feira, 5, Rodrigo Sauaia, da Absolar, destacou o pioneirismo goiano no setor. “A liderança e o pioneirismo no lançamento do programa Goiás Solar, demonstrou o comprometimento do Estado em favor do desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no País, motivo que orgulha todo o setor”, declarou.

Nelson Colaferro, diretor-presidente do Conselho Administrativo da Absolar, disse que o programa Goiás Solar é o melhor exemplo de sucesso recente na utilização de alternativas de financiamento nos âmbitos federal e estadual.

Ele lembrou que essas alternativas permitiram a inauguração do condomínio Luciano Peixoto, no dia 24 de junho, na cidade histórica de Pirenópolis com 149 habitações de interesse social, todas com sistema solar instalado e projetado para reduzir em até 70% a conta de energia das famílias. O deputado Simeyzon esteve presente como presidente do Fórum Permanente de Energia.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.