Iso Moreira apresentou no 1° semestre de 2017 projetos que criam colégios militares

24 de Julho de 2017 às 11:36

O deputado Iso Moreira (PSDB) apresentou seis projetos relevantes, na Assembleia Legislativa, em sua atuação parlamentar neste primeiro semestre de 2017. Dois dos quais, de n° 767/17 e 768/17, criam colégios da Polícia Militar de Goiás (CPMGO), o primeiro no município de Aragoiânia e o outro em Iaciara.

Segundo Iso a importância de colégios militares de devem à disciplina e ao ensino de qualidade que leva aos alunos, “É de se ressaltar que, ministrando ensino de qualidade e primando-se pela disciplina e uso de uniformes padronizados, os Colégios da Policia Militar de Goiás ganharam o respeito, a admiração e o apreço da população usuária”, afirmou.

O projeto de lei nº 770/17, também de autoria de Iso Moreira, quer tornar obrigatória a instalação do dispositivo de geoposicionamento (GPS) em caminhões que estejam autorizados a proceder limpeza de fossas e que operam no Estado de Goiás. Esse dispositivo GPS deve indicar a hora e local onde foi feito o descarte dos dejetos previamente coletados.

Caminhão limpa-fossa é aquele que possui uma bomba de aspiração e um tanque de coleta. Esse tanque é esvaziado posteriormente em locais previamente autorizados. Segundo disposto na matéria, os caminhões deverão remeter, semanalmente, relatórios à autoridade competente nos municípios em que prestem serviço.

O parlamentar salientou que o saneamento básico tem como seu principal objetivo cuidar da saúde do ser humano, quando é sabido que muitas doenças podem ser causadas e se desenvolver quando há um saneamento precário. “O processo de limpeza de fossas requer cuidados e a presença de profissionais especializados no assunto”, salienta o parlamentar.

Já o projeto de lei de n° 878/17 dispõe sobre a substituição de saco plástico pelo uso de saco ecológico para descarte de lixo.

“Nosso planeta vem sofrendo constantemente com os danos que o próprio ser humano causa a ele ao utilizar produtos que poluem o ecossistema. Uma das atitudes que podemos tomar para diminuir esses danos é a utilização de sacolas biodegradáveis, já que elas demoram apenas 18 meses para se decompor, ao contrário das comuns que levam cerca de 100 anos. Por esse motivo elas acabam se tornando uma alternativa melhor e sustentável já que não deixam nenhum resíduo prejudicial ao meio ambiente”, explicou Iso.

A matéria  nº 1006/17  dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação ou adaptação em estabelecimentos comerciais de provadores de roupas, calçados, similares e demais artigos que integram o vestuário feminino e masculino, acessível as populações com deficiência ou mobilidade reduzida.

De acordo com justificativa do deputado, a dificuldade que os deficientes e pessoas com mobilidade reduzida encontram é muito grande. “Mesmo com tantas medidas e lutas por parte das pessoas com deficiência, estas ainda encontram muitas dificuldades. É notório que os espaços disponibilizados para experimentar os vestuários são reduzidos e muitas vezes de difícil acesso”.

Por fim, o projeto de lei n° 1385/17 cria programa de incentivo ao uso de bicicleta por funcionário público.

De acordo com o parlamentar, a utilização para a locomoção, sobretudo nos grandes centros, tem sido a solução para desafogar o trânsito e, muitas vezes, para buscar melhores condições de saúde. Ele enfatiza que muitas pessoas que se deslocariam por meio de bicicletas até o seu local de trabalho não o fazem, sobretudo, por não haver vestiários e duchas, onde possam se lavar e se trocar após percurso do “pedal”. “Assim, de modo a se estimular o uso das bicicletas, apresento o presente projeto que propõe criar um benefício ao servidor público, que consiste, basicamente, em uma adição aos dias de férias a cada período confirmado de idas e vindas de bicicleta até o trabalho”.