Programa Estação Cultura da TV Assembleia mostra trabalho do Circo Laheto

19 de Julho de 2017 às 10:21

O programa Estação Cultura, em exibição na TV Assembleia, mediado pela apresentadora Patrícia Lee, trouxe um pouco do dia a dia e de como funciona na prática os diversos projetos desenvolvidos pelo Circo Laheto.  O Circo Laheto é uma organização não governamental (ONG) que há 25 anos trabalha com crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social em Goiânia.

O grupo se enquadra no que é denominado circo social e já ganhou, por cinco vezes, o Prêmio Itaú Unicef; diploma de Destaque Cultural de 2008, concedido pelo Governo Estadual; e a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira pela atuação e defesa dos Direitos Humanos.

O Circo Laheto teve início pelo sonho do atual presidente, diretor e palhaço do circo, Maneco Maracá, e da pedagoga Seluta Rodrigues, que tinham como objetivo desenvolver espetáculos teatrais que discutissem temas atuais. “A proposta inicial era desenvolver espetáculos que discutissem e colocassem o público para pensar em temas sociais importantes como educação, política e direitos das crianças e adolescentes. Com o tempo percebemos que tudo foi tomando uma forma maior do que imaginávamos e a força pedagógica que o circo nos mostrou foi surpreendente”, afirma Seluta.

O Laheto tem como objetivo ser para as crianças e adolescentes uma extensão da escola, possibilitando o relacionamento entre elas, as famílias, e as instituições de ensino. Neste tempo de existência, o Circo Laheto já atendeu, através do projeto Arte, Circo e Cidadania, cerca de 6 mil crianças e 4,5 mil famílias. A estudante e aprendiz de circo Cacilane Silve é prova do resultado deste projeto e se declara apaixonada por essa arte. “Eu gosto muito do circo, aprendi várias coisas aqui, como trapézio, malabarismo e percussão. O circo representa minha casa e tudo que tenho."

Mesmo com todo o resultado positivo os criadores destacam os desafios que a ONG enfrenta. “Nosso principal desafio é fazer com que a sociedade local e os governantes percebam este espaço como importante, que o projeto tenha o devido reconhecimento. Temos parceria com alguns órgãos públicos, porém a maior parte dos recursos é produzida por nossa equipe”, conclui Maneco.

Telefone: (62) 3281 3301

E-mail: circolaheto@yahoo.com.br